Saúde

Para Viver Mais e Melhor!

By  | 

Estudos relatam que o consumo de alfa-carotenos, antioxidante poderoso presente em verduras e frutas de cor laranja, amarela escura e verde escura, possui o poder de reduzir o risco de morte derivado de inúmeras causas, como de problemas cardíacos e de câncer, por exemplo.

O alfa-caroteno é um carotenoide que, ao ser consumido, é convertido no organismo em vitamina A (pro vitamina A), assim como o betacaroteno. Mais do que isso, estudos dão conta de que o alfa-caroteno é essencial na defesa do DNA dos células, o que explica o poder dessa substância de limitar determinado tipo de dano que dá origem a uma série de doenças fatais.

Os carotenoides possuem ação antioxidante, combatem os radicais livres e protegem o organismo de inúmeras doenças, como catarata, displasia cervical, doenças cardíacas, candidíase vaginal, asma, infecção por clamídia, osteoartrite, vários tipos de câncer (pulmão, útero, intestino, próstata, laringe, cervical e outros) e degeneração macular. É importante que o seu consumo seja em conjunto com algum tipo de gordura “do bem” para facilitar o trânsito intestinal, já que eles são solúveis em gordura.

carotenóides

Já é comprovado que as pessoas que consomem mais essa substância apresentam  bem menos problemas de saúde, e vivem mais. Assim, o alfa-caroteno está relacionado com a longevidade e com a saúde. Um estudo com mais de 15 mil adultos durante 14 anos, demonstrou que um maior consumo de alfa-caroteno reduzia em até 23% o risco de morte por todas as causas, inclusive câncer e doenças cardiovasculares.

Apesar de serem descobertas importantes, elas ainda são preliminares e são necessários mais estudos para confirmar esses resultados iniciais, pois não se sabe, por exemplo, se essa substância causa todos esses benefícios isoladamente ou se precisa de alguma outra para potencializar o seu efeito.

Não obstante, sabe-se de muito que uma alimentação rica em frutas e vegetais (ao menos cinco porções por dia) ajuda a reduzir o risco de morte prematura, além de evitar doenças e garantir uma maior resistência imunológica. Que se saiba, pois, que essa substância sozinha não é a grande responsável por uma maior longevidade ou por uma saúde melhor, assim como nenhuma outra substância é, mas ela faz parte do grupo de substâncias que, se consumidas regularmente, garantem mais saúde e menos doença, e, por isso, vale a pena consumir sempre!

Para aumentar o consumo dessa substância, basta investir em alimentos verde escuro e alimentos de cor laranja, como o espinafre, o brócolis, a manga, a abóbora, a alface, o pimentão vermelho, o pimentão amarelo, o aipo, a laranja,  o mamão, a tangerina, a nectarina, o damasco, a cenoura , a batata doce, o kiwi, a alface e a couve, por exemplo. Opções boas, gostosas e acessíveis não faltam, não é?

Se o consumo desses alimentos não agradar, vale investir, com indicação e acompanhamento médico, em suplementos que contenham essa substância, o que é bem raro por aqui. É interessante ver com seu médico a possibilidade de manipular esse suplemento, por ser difícil de ser encontrados em farmácias.

Pela quantidade de benefícios que proporciona, vale investir.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: [email protected] @blogdakika

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Content is protected !!