Saúde

Como Evitar o Efeito Sanfona?

By  | 

Emagrecer é fácil, difícil é permanecer magro! Confiram abaixo 10 dicas certeiras para abandonar o efeito sanfona e manter o peso estável de uma vez por todas!

Atividade Física é de Lei!

A atividade física é essencial para a perda e a manutenção do peso. Assim, é necessário investir em alguma atividade física, seja ela qual for, cinco vezes por semana, para manter o peso estável. O ideal é que sejam feitos exercícios aeróbicos e, também, exercícios que gerem o ganho de massa muscular, para ajudar na queima de calorias.

Planeje seu Processo de Emagrecimento

Quem quer emagrecer, quer “para ontem”, e com isso acaba encarando dietas restritivas, que privam o organismo de nutrientes essenciais para o seu correto funcionamento. Isso é um erro grave, porque ninguém sustenta uma dieta restritiva por um longo período e os quilos perdidos logo serão recuperados. Além disso, esse  tipo de dieta é uma péssima ideia para a sua saúde!

O ideal é reduzir o consumo de gorduras, doces e açúcar, consumir mais fibras e tomar muita água.  As fibras, aliás, são essenciais para manter o organismo e o intestino funcionando corretamente, além de ajudar a aumentar a sensação de saciedade e colocar as toxinas para fora. Alimentos industrializados devem ficar fora do cardápio, que deve contar com uma boa quantidade de frutas e verduras.

efeito_sanfona

Ao fazer as refeições, saboreie cada alimento devagar, com calma, pois estudos comprovam que quem come devagar come menos e emagrece mais, além de manter o peso estável. Por isso o correto é comer na mesa, com calma e sem desviar a atenção para a televisão, o computador ou o celular.

 Cuidado com a Fome Emocional

Na grande maioria dos casos a fome é muito mais emocional do que fisiológica. A pessoa come  porque está tensa, estressada, nervosa, frustrada ou ansiosa e não porque o seu organismo realmente precisa de alimento. Para combater esse problema, procure um psicólogo, já que esse distúrbio tende a se manter constante durante toda a vida, o que, por óbvio, significa que manter o peso será ainda mais difícil.

É muito importante, tanto para quem quer emagrecer quanto para quem quer manter o peso, tratar conjuntamente problemas emocionais, como ansiedade e depressão, pois essas situações favorecem a compulsão e a pessoa não consegue se controlar diante do que oferece um prazer imediato.

 Durma Bem!

Já está comprovado que o sono está relacionado à manutenção do peso, já que a privação dele altera o metabolismo, facilitando o acúmulo de gordura corporal e de inúmeras doenças relacionadas com a  obesidade.

Cuidado com as Tentações

Até que você se reeduque, é bom manter distância das tentações, como pizzarias, redes de fast food e similares. Sim, é possível ter vida social quando se está em processo de reeducação alimentar, contudo,  o melhor é restringir os encontros a locais onde a oferta de alimentos não seja tão grande, o que é bem difícil, já que atualmente, interação social é sinônimo de sair para comer. Além disso, o ideal é fazer super mercado de barriga cheia, para evitar a tentação de comprar guloseimas.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: [email protected] @blogdakika

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Content is protected !!