Carreira e Dinheiro

O Líder Aprendiz

By  | 

Um líder é aquele que, primeiro, possui inteligência emocional para liderar a si mesmo. Além disso, ele auxilia no crescimento de todos os membros da sua equipe, porque o crescimento de um membro é o crescimento da equipe. Ele escuta – coisa que pouquíssimas pessoas fazem – se coloca no lugar dos outros, valoriza qualidades e talentos individuais e age com justiça

Uma das maiores características de um grande líder é a humildade, é saber quais são seus pontos fortes, mas também os fracos, assumindo-os e buscando aprender, para assim, se superar.

Todo bom líder sabe disso, sabe que ele tem muito o que aprender e precisa muito aprender, pois isso significa desenvolver e também aperfeiçoar habilidades, muitas delas ainda desconhecidas.

Isso é, aliás, uma das coisas que mais mantém a equipe “atraída” pelo seu líder, porque todos querem estar próximos dos que buscam, do que querem progredir e se lançam na frente para isso e, para se lançar, para estar a frente, é preciso estar disposto a aprender. É por isso que atualmente se sustenta que líderes de sucesso são sempre aprendizes, o que é muito lógico, já que, quem para de aprender, de buscar, fica defasado e pessoas defasadas não podem liderar ninguém.

O-bom-chefe-é-líder

Assim, é preciso identificar o que você, como líder, ainda não sabe e, com base nisso, buscar o aprimoramento. Muitos, entretanto, não o fazem, pois julgam o processo de aprendizado como “fraqueza”, o que é um equívoco, já que o que se espera de um líder é que ele esteja a frente, que ele tenha mais conhecimento, que ele, através desse conhecimento, consiga influenciar, motivar e mobilizar pessoas. E, como fazer isso sem ser um aprendiz? Impossível!

Além disso,  todo líder sabe que ele não está isento de cometer erros, de ter dúvidas e que, por isso, é sempre importante ouvir a equipe, ouvir o que cada um tem a dizer para, quem sabe, aprender com eles.

Isso é o que se denomina “líder aprendiz”, que nada mais é que  aquele líder que prioriza o aprendizado individual, mas também o aprendizado da equipe, sabendo lidar com flexibilidade de acordo com o que cada momento exige.

Esse líder, que é muito procurado nos dias de hoje, questiona para aprender e, além disso, estimula todos os membros da equipe a lidar com a diversidade presente em cada situação, usando, para isso, a flexibilidade, o conhecimento individual, o talento de cada um e também a criatividade, que é uma característica cada vez mais valorizada.

Uma coisa muito importante e que deve, nesse contexto, ser ressaltada, é que um líder nunca deve estar satisfeito consigo mesmo. Ele sempre deve buscar evoluir, crescer, aprender, conquistar. Ele  nunca deve se dar por satisfeito e precisa, a todo momento, ter aspirações maiores. Mas o que mais acontece  com os líderes é que, chegando em determinado patamar, eles “estacionam”, dão “a coisa” como garantida, acham que sabem tudo e simplesmente param de buscar, o que é um absurdo, porque há sempre mais a aprender, há sempre mais a crescer e isso não deve ser esquecido.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: [email protected] @blogdakika

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!