Carreira e Dinheiro

Peça aumento da maneira certa!

By  | 

Reclamar do salário é uma ação tão comum que ninguém mais tem medo de sair por aí dizendo que tudo aumenta, menos o orçamento no final do mês. Por outro lado, ir até a sala do chefe e marcar uma reunião para pedir um aumento, pouquíssimas pessoas têm coragem.

Uma pesquisa divulgada esta semana por uma agência de recrutamento de pessoas para grandes empresas, revelou que mais de 45% da população empregada no Brasil tem medo de pedir um aumento, achando inconveniente e também com medo de até perder o emprego depois do pedido.

Enfim, a boa notícia é que, quando uma pessoa, seja ela homem ou mulher, começa a criar coragem e chega até a mesa do chefe com bons argumentos, consegue o aumento em mais de 70% dos casos. O que é muito vantajoso! Isso porque o chefe muitas vezes não tem tempo para analisar o orçamento do seu salário e muito menos sabe das suas despesas.

Então, se você acredita que merece mesmo um aumento, por que não pedir? Antes de chegar na sala do chefe, tente analisar a situação dentro da empresa. Estão passando por uma crise? Você está há mais de um ano na mesma função sem ganhar aumento? Está com as despesas realmente apertadas?

aumentoMM

Outra questão que deve ser levada em conta é a questão da função que você exerce. Muitas vezes você pode assumir papéis que não competem ao seu cargo, gerando mais responsabilidade e mais comando em uma equipe. Se isso acontecer, é um bom motivo para mostrar ao seu chefe, que o aumento é merecido. Caso contrário, nem pense em argumentar isso! E para conseguir o aumento é necessário uma lista de bons argumentos, como o resultado dos seus trabalhos, projetos que você ajudou a fazer, maneiras diferentes de pensar e que ajudem a equipe e o desenvolvimento do trabalho da empresa.

Se você entregou mais do que estava sendo planejado, não espere uma recompensa. Hoje em dia não está mais na moda aquela história de que só recebe aumento quem se destacar e não pedir nada ao chefe. Pelo contrário: o novo perfil de gestores querem pessoas proativas, que ajudem no desenvolvimento da empresa e também no aumento de projetos sem estarem no papel desde o começo do ano, por exemplo. Se você realmente fez algo bom e que estava além das expectativas da empresa sobre você, vai lá e peça um aumento ou uma gratificação.

É preciso ter uma visão global da empresa antes de pedir o aumento. Se as coisas não andam bem, não estão vendendo mais que o esperado e a empresa está com as despesas contadas, esqueça o pedido de aumento. É sinal de salário congelado. Mas o contrário vale: se a empresa está no lucro, crescendo além do esperado, com aumento de funcionários, aí está uma boa hora. Relate tudo o que você fez além de suas atividades normais durante o ano e diga com sinceridade que precisa de um aumento. Estão proibidas ações como: pedir um aumento por telefone, mensagem interna ou e-mail. Isso é um tiro no pé! Combinado?

Rate this post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!