Carreira e Dinheiro

Trabalhar em Equipe: Competência Essencial!

By  | 

Uma competência considerada essencial nos dias de hoje é a habilidade de trabalhar em equipe, considerada aqui como um conjunto de pessoas que realize as suas funções de forma individual, mas levando em consideração o todo, de modo a colaborar com o projeto não apenas como indivíduo, com um ser separado, mas como grupo.

A ideia de equipe como o grupo onde cada um faz a sua parte sem levar em consideração os outros membros e o todo já ficou para trás, e encontrar pessoas que saibam trabalhar de forma a valorizar o individual e o grupal é cada vez mais difícil, já que cada membro desse todo deve ter a consciência do valor e importância do seu trabalho para que o trabalho em equipe aconteça de forma harmônica e o mais produtiva possível. É importante salientar que o funcionamento de uma equipe envolve, também, saber lidar e, na medida do possível, ajudar o outro membro dessa equipe caso seja possível, porque isso é importante para a equipe, para o seu desempenho, para o seu funcionamento.

Lidar com diversos tipos de pessoas, cada qual de um jeito, com características, defeitos e qualidades próprias, sabendo conciliar tudo isso não é nada fácil, e por isso é tão difícil o trabalho em equipe, porque a tão desejada “coesão da equipe” é artigo raro.

valor-capital-humano

Nesse contexto, é preciso que o profissional saiba a importância do trabalho em equipe e tenha a flexibilidade necessária para conseguir trabalhar em conjunto sem entrar em atritos desnecessários, sem impor suas opiniões e sabendo ouvir o conjunto. Trabalhar em equipe envolve, também, saber ser liderado, e isso é das tarefas mais difíceis, já que a tendência normal do ser humanos é de querer impor, e saber aceitar as imposições, para  o bem do todo, é de essencial importância.

Importante salientar, neste aspecto, que é importante, para o trabalho em equipe, que exista um líder direcionador, que busque o melhor para o todo e para cada membro do grupo individualmente, na medida do possível. Esse tipo de líder consegue manter a equipe unida e motivada, inclusive a aceitar críticas e posicionamentos divergentes. Se um líder consegue fazer isso, a equipe crescer, evolui, pois ele consegue explorar ao máximo as habilidades de cada um dos seus componentes, o que reflete, é claro, em benefício do todo.

E quem trabalha em equipe precisa, também, saber enxergar o líder como um ser humano comum, que erra e acerta, e não como um super homem. Apesar de estar no comando, o líder possui fraquezas, inseguranças e medos comuns a qualquer outra pessoa, e isso precisa ficar claro. Como dele é exigido muito mais, é normal, também, que esses medos sejam ainda maiores, mas isso não o desqualifica como líder, ao contrário, a menos que ele não saiba lidar com isso e para camuflar isso aja de forma arrogante e intransigente.

Quando aprendem a trabalhar juntos, tanto o líder quanto o liderado, os maiores beneficiados são, em primeiro lugar, a equipe, e em seguida todos os seus membros, o que é o ideal.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br @blogdakika

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!