A realidade virtual está presente nos simuladores de voo, em brinquedos de parques, em cinemas e não vai parar por ai, digo que está muito próximo o dia em que as televisões serão meros óculos que farão com que você participe dos filmes ao lado dos artistas de Hollywood fique ao lado do E.T. em uma “reprise virtal” ou entre na casa de um artista famoso conhecendo todos os ambientes conversando com ele enquanto toma um café, tudo isso do sofá de sua sala.
A interação com os programas já é uma realidade e enquanto uma notícia esta sendo transmitida milhões de pessoas participam através do Twitter dando as suas opiniões, sem contar aparelhos como o Google Glass que na minha opinião não vai ser o sucesso tão esperado da empresa.
Esta maravilha usa o que as Propagandas já fazem a muito tempo, os sentidos das pessoas, só que de uma forma mais real fazendo com que através de um vídeo game você sinta os sentidos de seu corpo, visão, olfato, paladar e cinestésico (tato), isso porque o cérebro não diferencia o virtual do real.
Experiências Sensoriais
Um grupo de Universidades Europeias desenvolveu um projeto que consiste em potencializar experiências sensoriais, é uma sala com tudo o que há de mais moderno, chão sensível ao toque e animações com alta definição, fazendo com que as experiências dentro desta sala tornem-se o mais real possíveis, a idéia é estudar as melhores formas de fazer com que as pessoas participem dos jogos e programas e tenham além da visão outras sensações para tornar a “participação” no filme ou evento muito mais real.
A Realidade Virtual é um assunto que está em pauta a muitos anos entre os profissionais de Mídia e é sem dúvida a grande revolução do Mercado de Marketing e também pessoal, o fato das pessoas poderem interagir de forma tão presente nas mídias eleva o conceito de propaganda a outros patamares, porque afinal o que as mídias querem é afinal vender algum produto, sua marca ou a sua imagem.
Imagine um programa como por exemplo, o Criança Esperança ou Teleton onde quem está assistindo em sua casa possa virtualmente participar vendo os artistas em pé na sala de sua casa e ao mesmo tempo interagindo através de textos, imagens e porque não com a sua presença virtual, porque afinal a virtualidade tem as duas vias.
Recados Virtuais não serão mais meros e-mails enviados com mensagens animadas, serão imagens reais e ao vivo, por exemplo alguém que esteja na Europa participando virtualmente do aniversário de um parente que esteja no Brasil.
Eu não posso deixar de comentar de um mercado que gera lucros astronômicos na internet, “Mercado do Sexo’, falando-se em virtualidade em matéria de lucros este é o “ramo de negócios” que mais vai beneficiar-se, levando em conta os lucros.Quem não se lembra do disk sexo, acredito que ainda existam alguns serviços parecidos mas a tendência é que eles desapareçam e deem lugar a virtualidade onde as “meninas” agora irão participar ao lado dos que pagarem por seus serviços.
A imaginação o é limite na Realidade Virtual.
E você já participou de algum evento de Realidade Virtual?
Participe, deixe os seus comentários.