Saúde

Qual é a melhor para lesão: bolsa de gelo ou de água quente?

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Quando o assunto é emagrecimento, muitas mulheres encaram a academia e, na pressa para ter resultados, acabam exigindo demais do corpo. O resultado disso são dores musculares que, muitas vezes, são tratadas de formas equivocadas. Depois de uma atividade física, seja ela uma aeróbica, como aula de jump, bike ou corrida, ou da musculação, você sente dor e sente que ficou lesionada. Nessa hora, coloca bolsa de água quente no músculo ou um saco com gelo? O quente ou o frio são sempre dúvidas na hora de aliviar a dor da lesão. Mas o uso errado destas temperaturas pode interferir no machucado e piorar a situação.

Então, é bom saber direitinho antes de estragar o seu joelho. Tudo começa com moderação. Nada de se jogar na aula de bike sendo que você ficou três meses em casa, no maior sedentarismo. Respeitar o corpo e o tempo de atividade física é a melhor maneira de respeitar a sua saúde. Fazer exercícios físicos por conta própria também não é legal e pode machucar. Por isso, depois de muito tempo parada, sempre busque ajuda de um professor de educação física para saber direitinho como fazer o aparelho ou curtir a aula sem nenhum machucado depois.

Conforme os fisioterapeutas de plantão, quando a lesão acontece, o bom é sempre escolher pela bolsa de gelo, com um pano em contato da pele, para proteger a região. Bolsa com gel de efeito geladinho também pode ser usada. Ele deve ser colocados logo depois da lesão acontecer. A temperatura baixa vai amenizar a dor e aliviar o inchaço provocado pela lesão. É recomendado pelos profissionais da saúde que, depois da lesão, você fique em repouso até a parte do corpo que ficou lesionada, ficar totalmente curada.

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Para tratar essa lesão, em casa, depois de um dia de repouso, faça compressas com a bolsa de água quente. Assim, a dor vai diminuir e o choque entre o quente e o gelado vai aumentar a resistência do músculo, que vai ficar menos tensionado e mais flexível, voltando ao normal. Mas isso só pode acontecer depois que a dor passar, ok? O mais recomendado é sempre buscar ajuda de um fisioterapeuta para que a lesão não complique a sua saúde.

Continuar no exercício sentindo dor não é recomendado. A força e o peso que você fizer no músculo comprometido vai piorar a situação de pode provocar um trauma maior. Por isso, se sentir dor, pare imediatamente com o exercício, avise o educador físico, coloque uma bolsa de gelo e vá repousar em casa. Se a dor não passar e o inchaço não diminuir, a recomendação é buscar ajuda médica. Para voltar a malhar, correr ou fazer qualquer outra atividade física, você vai ter que esperar um tempo.

Esse retorno só será possível depois que a lesão estiver curada. O tempo depende de cada pessoa e também do grau da lesão. Por isso a importância de uma acompanhamento médico. Caso contrário, a lesão vai aumentar e você vai precisar, futuramente, de medicamentos e um tratamento mais longo, demorando ainda mais para voltar a malhar. Como evitar tudo isso? Bom, além de respeitar o tempo do seu corpo e fazer um trabalho com acompanhamento profissional, a dica dos especialistas é sempre alongar depois das atividades.

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