Filhos

Dicas para incentivar a leitura na infância

By  | 

A leitura na infância, uma forma de incentivar a imaginação, e aproximar pais e filhos.

A leitura na infância, uma forma de incentivar a imaginação, e aproximar pais e filhos

A leitura na infância, uma forma de incentivar a imaginação, e aproximar pais e filhos

A criatividade é um dos instrumentos mais importantes no desenvolvimento de uma sociedade, pessoas que pensam, que questionam que buscam respostas, são atentadas ao mundo na volta delas. Sempre buscando ser melhores naquilo que um dia começam na vida. Na infância isso é ainda mais importante, porque dessa forma, formamos desde cedo, crianças espertas, cheias de vida, que questionam o mundo na volta delas.

Criar está intimamente ligado a imaginar, toda vez que damos a oportunidade de alguém imaginar algo, estamos dando a oportunidade dessa pessoa questionar. Portas abrem-se para aqueles que questionam. O primeiro passo para que essa imaginação seja ativada na vida dos pequenos, é fazendo eles terem os primeiros contatos com livros.

Quando uma mulher está grávida, muitos fatores externos influenciam para quando a criança nascer. Tudo que está acontecendo na volta deles, quando estão somente dentro da barriga, já é sentido de forma sutil e simbólica. Para tanto ler durante a gravidez é uma forma de influenciar a imaginação desde cedo.

“A imaginação é mais importante que o conhecimento”, essa frase é do tão conhecido Einstein, desde antes de pensarmos sobre o assunto, ele já dava as primeiras opiniões do quanto é importante imaginar. Criar filhos que tenham a imaginação fértil por vezes pode ser uma questão um tanto quanto controvérsia, alguns pais acreditam que dessa forma a criança, se tornará menos obediente e mais “chata”, pois começará a questionar o mundo a sua volta, e fazer perguntas (por vezes sem reposta), aos pais. Acreditam então, que será mais simples, criar uma criança, que não pensa, não questiona, não lê.

Um erro grande, porque tendo um filho que pensa, desde cedo, esses pais poderão ter com quem conversar com o passar do tempo. Terão filhos, que serão adultos que saberão conversar com as pessoas na volta deles, que saberão quem querem ser na vida, o que querem da vida. Imaginar, questionar são passos importantes para que os filhos, se tornem alguém que os pais possam ter orgulho.

Algumas dicas simples que os pais e as mães podem seguir para criar um filho com imaginação:

  • Ler sempre que possível para os pequenos, tornando um ambiente agradável, saudável, que eles gostem desse momento da leitura, e não que seja obrigação para eles, seja diversão;
  • Quando ainda bebês, comprar livros com imagens, com sons (existem alguns assim no mercado), com estímulos para que os bebês sintam prazer em estar em contato com os livros;
  • Contar histórias, quando já forem um pouco maiores, pedindo que eles ajudem a criar, assim a criança vai se sentir importante, e próxima aos pais;
  • Ter paciência ao explicar alguns trechos dos livros, que a criança pode acabar não entendendo direito, isso faz com que ela goste do que os pais estão lendo;

O mais importante é que as mães e pais também sejam criativos para ter esse contato com os filhos, além de criar filhos com uma imaginação grande, terão uma aproximação grande com eles.

Jornalista, apreciadora de alguns mundos paralelos e pessoas diferenciadas. Escritora há pelo menos 10 anos. Com sonhos na cabeça e vontades de realizar. Gaúcha. No momento trabalha ajudando as pessoas a serem melhores tanto na parte física, quanto emocional. Com convicções muito concretas sobre a vida, e o amor. Ama as palavras, as letras e as pessoas. Pois acredita que cada um tem algo a ensinar.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!