Filhos

Alimentos que podem ajudar na memória e concentração do seu filho

By  | 

 

amigos1

É preciso saber que as crianças dependem de muitos fatores para aprimorar o raciocínio, a memória e a concentração. Acreditamos, porém, que somente estimular a criança com brincadeiras e com livros, pode ajudar nesse sentido. Mas precisamos entender que o que eles comem também pode ter influência direta com isso.

LEIA TAMBÉM: Tecnologia X Crianças

criancas-TDAH-especial-agitados-inquietos_ACRIMA20110523_0010_15

Durante a amamentação, o bebê se mantém alimentado pelo leite materno, que contém as gorduras essenciais para o seu desenvolvimento. Depois que param de mamar, precisam começar a consumir essas gorduras de maneira correta, e nos alimento certos. O que mais estimula o desenvolvimento da criança é: iodo, ferro e zinco.

h

A importância do iodo na vida dos pequenos pode ser encontrado nos seguintes alimentos: frutos do mar, peixes de água salgada (cavala, salmão, pescada e bacalhau), leite e ovos. Ajuda no desenvolvimento da tireoide que é uma glândula de extra importância para o organismo. Mas o iodo ainda pode ajudar de forma muito importante para o desenvolvimento do cérebro. A ausência do iodo na alimentação dos pequenos pode causar retardo mental. A dose recomendada diariamente é de 0,15 a 0,20 miligramas.

Já o ferro pode ser encontrado: fígado, carnes vermelhas e brancas, feijão, ervilha e lentilha. A maioria dos alimentos que podemos encontrar ferro pode ser consumida de diversas maneiras pelos pequenos. Normalmente são alimentos que eles gostam. Se a criança não consumir ferro, pode acabar tendo problemas de desenvolvimento cognitivo, além de afetar a parte comportamental. A ausência dele, pode ainda causa anemia, o que pode acabar levando para a sonolência afetando o rendimento escolar. O ferro é fundamental, pois vai oxigenar os órgãos dos pequenos.

LEIA TAMBÉM: Crianças: É Preciso Ensinar Desde Cedo que é Errado o Preconceito!

alimentacao-infantil

Além disso, uma boa aposta para os pequenos é o zinco, que é encontrado principalmente nas ostras, mas como sabemos que as crianças podem não gostar muito, você pode apostar em ovos, carnes e grãos integrais. A ausência do zinco na vida das crianças pode acabar afetando o desenvolvimento e formação dos neurônios, o que vai acabar influenciando no processo de cognição.

E para completar o desenvolvimento dos pequenos, lembre-se de sempre apostar no cálcio e na vitamina C., pois sabemos que o cálcio é fundamental para desenvolvê-lo de algumas células ósseas e dos dentinhos. Pode ser encontrado no leite. E a vitamina C, ajudará da mesma forma, podendo ser encontrada principalmente nas frutas cítricas.

É importante saber, que a alimentação das crianças, sempre precisa ser balanceada, porque assim o desenvolvimento e a saúde deles serão de maneira correta. Escolhendo os alimentos que possam ajudar para desenvolver o cérebro, a memória e a concentração, o seu pequeno terá saúde verdadeira e desenvolvimento total. É preciso conversar com eles, e ensinar a importância de consumirem alimentos saudáveis. Só assim eles poderão consumir. Algumas crianças comem apenas besteira e isso não é bom. Quem precisa educar e ensinar são os pais. Da mesma forma, que os pais precisam consumir alimentos saudáveis também. Para que a criança tenha o exemplo em casa.

Rate this post

Jornalista, apreciadora de alguns mundos paralelos e pessoas diferenciadas. Escritora há pelo menos 10 anos. Com sonhos na cabeça e vontades de realizar. Gaúcha. No momento trabalha ajudando as pessoas a serem melhores tanto na parte física, quanto emocional. Com convicções muito concretas sobre a vida, e o amor. Ama as palavras, as letras e as pessoas. Pois acredita que cada um tem algo a ensinar.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!