Filhos

Irmãos gêmeos precisam ter individualidade?

By  | 

Existe individualidade entre irmãos gêmeos?

As mulheres que possuem ou vão ter filhos gêmeos, precisam ter em mente que a criação dos bebês acontece de forma diferente em relação aos filhos que não são irmãos gêmeos. Esses cuidados devem se estender para a infância e para a juventude até que os filhos formem a sua própria personalidade, sendo capazes de pensarem por si só. Apesar de isso estar claro para as mulheres que possuem amigas, mães, tias ou avós que falam sobre o assunto, geralmente as mamães de primeira viagem podem sequer imaginar que os irmãos gêmeos precisam ter individualidade.

Individualidade X Socialização

Apesar de ser positivo ver dois irmãos gêmeos tendo as mesmas coisas e fazendo tudo juntos em casa, conforme os mesmos vão crescendo, isso acarreta em problemas de socialização junto com outras crianças da idade deles. Por causa disso, é importante ensinar desde cedo que as crianças podem ter coisas diferentes sem sentirem vontade de obter para si o que o outro ganhou. Na hora de presentear irmãos gêmeos, respeitar a individualidade de cada um pode ser primordial para o futuro deles, então, opte por brinquedos, roupas e sapatos diferentes, por exemplo. Decore ainda, diferente, o quarto de cada um.

Na sociedade, quando as crianças passam a ir para a escola, a tendência é que um dos irmãos gêmeos seja sempre mais dependente do outro para tudo, seja para estudar, para socializar, para conversar ou para brincar. Então, se você separar os irmãos gêmeos no colégio, além de respeitar a individualidade de cada um, você automaticamente faz com que cada criança tenha os seus próprios amigos, sem sentir dificuldade no ambiente em que estão longe dos pais. Isso também evita que uma criança seja mais mimada do que a outra, o que afeta as relações sociais e o psicológico futuro.

É comum, quando irmãos gêmeos estudam juntos, que um aguarde o outro para copiar as matérias ou para entregar um trabalho, tendo dificuldade na aprendizagem e na hora de ser testado. Por causa disso, vários problemas podem ser evitados com a individualidade de cada um. Também há outros ricos, como o de bullying, tanto para as crianças que são gêmeas idênticas quanto para as que não são. É complicado os pais saberem tudo o que acontece na escola dos filhos, tendo em vista que atos, como o bullying, às vezes também não são percebidos sequer pelos professores, afetando a personalidade.

O lado B da Individualidade para irmãos gêmeos

O lado bom da individualidade para o comportamento das crianças é que isso ensina os irmãos gêmeos a serem educados com os outros e desenvolve ainda as particularidades de cada um. Há quem trate as duas crianças como se fossem uma só, então, de certa forma, essa atitude pode gerar comparações e disputas desnecessárias. Se dentro de casa um possui coisas materiais que o outro também possui, na vida social é mais complicado isso acontecer e com certeza uma das crianças em algum momento se comportará da mesma forma perante o filho de alguém que está completamente fora da família.

Uma vez criada com individualidade, a criança acaba aprendendo a pedir algo emprestado, a trocar objetos e a ter as suas próprias preferências, respeitando os limites alheios, diferentemente dos irmãos gêmeos tratados como um só, que ao longo do tempo podem apresentar comportamento birrento ou mimado para conseguirem o que querem. Algo semelhante acontece quando são recém-nascidos e querem mamar: a tendência é chorar quando o irmão está sendo atendido pela mãe, com o intuito dela trocar de bebê rapidamente. A mãe sempre acaba sabendo quando é birra ou algo sério. Essa atitude deve ser evitada ao longo da vida.

Rate this post

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: [email protected] @blogdakika

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!