Saúde

Benefícios da Caminhada

By  | 

A caminhada é, sem dúvida, o exercício mais fácil, prático e barato de ser praticado. E, melhor, bastam 20 minutos por dia, três vezes por semana, para começar a sentir os efeitos benéficos que serão listados abaixo.

Caminhar Proporciona Bem-Estar

Uma simples caminhada, de preferência ao ar livre, beneficia – e muito – a saúde mental, melhorando o humor, reduzindo a irritabilidade e acalmando a mente.

Caminhar Mantém a Depressão Longe!

A caminhada, como quase todos exercícios físicos, faz com que o organismo libere doses maiores de endorfina, hormônio relacionado a alegria e ao relaxamento, o que ajuda a afastar a depressão. E a tendência é que a produção de endorfina cresça, porque a caminhada vicia e quanto mais você caminha, mais endorfina produz e mais vontade de caminhar tem.

caminhada

Caminhar Afasta a Sonolência!

O melhor horário para caminhar é até as 17 hs, pois a caminhada faz com que o organismo tenha um “pico” de substâncias estimulantes, o que  deixa o organismo “aceso” nas horas subsequentes e melhora o sono durante a noite, já que se gasta mais energia durante a caminhada.

Caminhar Emagrece!

A caminhada é uma atividade física e, portanto, ajuda a emagrecer, pois aumenta o gasto energético e acelera o metabolismo, o que ocorre devido ao aumento da respiração, atividade muscular e circulação.

Além disso, estudos comprovam que caminhar ajuda a controlar o vício por doces, pois há a liberação de hormônios que aliviam o estresse e a tensão, que podem ser causa dessa compulsão.

 Caminhar Melhora a Circulação!

Estudo realizado na Universidade de São Paulo (USP) constatou que caminhar por 40 minutos reduz a pressão arterial nas 24 horas subsequentes, já que aumenta o fluxo sanguíneo, expande os vasos sanguíneos e, consequentemente, reduz a pressão. No mais, sabe-se que caminhar estimula o trabalho das glândulas do coração, o que facilita a circulação de hemoglobina e, também, a oxigenação do organismo.

Caminhar Faz Bem Para o Pulmão!

Caminhadas frequentes fazem com que as trocas gasosas sejam mais intensas, o que livra o pulmão de impurezas que tanto fazem mal. Além disso, caminhar ajuda a dilatar os brônquios e também previne inflamações.

Caminhar Faz Bem Para o Cérebro!

Além de proporcionar benefícios para a saúde e para a beleza, já que ajuda a emagrecer e a retardar o envelhecimento, a caminhada, segundo estudos recentes, evita o envelhecimento precoce do cérebro, o que beneficia a memória, a concentração e a atenção, além de aumentar os circuitos cerebrais. Além disso, estudos comprovaram que quem caminha ao menos 10km por semana possui probabilidades bem menores de redução no volume cerebral, evitando doenças como Alzheimer, por exemplo.

Caminhar Protege o Organismo de Doenças Vasculares!

A caminhada ajuda no controle da pressão sanguínea, o que protege o organismo de infartos e derrames, já que os vasos ficam mais elásticos e, consequentemente, conseguem se dilatar com mais facilidade quando há algum tipo de obstrução. Além disso, regula os níveis de colesterol no organismo, diminuindo a o colesterol ruim e aumentando o HDL, que é o bom colesterol.

Caminhar, como se vê, é um santo remédio!

Rate this post

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: [email protected] @blogdakika

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!