Saúde

Benefícios da Quinoa

By  | 

Tradicional dos andes, quinoa é dos alimentos mais ricos que existe e, por isso, vem conseguindo cada vez mais espaço no cardápio dos brasileiros. A quantidade de proteínas dessa semente, bem como o equilíbrio entre os vários tipos proteicos, proporciona ao organismo grande parte da matéria prima necessária para que o corpo funcione corretamente, sendo, por isso, considerada um grão de alto valor biológico.

Quanto às proteínas, a quinoa é tida como a melhor fonte de proteína vegetal, contendo, ainda, todos os aminoácidos essenciais, sendo importante na formação muscular, bem como na manutenção da saúde muscular.

Mas a quinoa oferece muitos outros benefícios. Rica em fibras e saponinas, essa semente consegue reduzir os níveis de colesterol, protege os ossos, ajuda a emagrecer, turbina o sistema imunológico e afasta doenças cardiovasculares.

Como suas gorduras são “do bem” -o ômega 3 e o ômega 6 – e, portanto, benéficas ao organismo, não causa danos, ao contrário, ajuda a proteger de doenças cardiovasculares, a reduzir o colesterol “ruim” e os triglicérides  Para os anêmicos e para quem precisa ingerir uma quantidade maior de ferro a quinoa é perfeita, vez que fornece cerca de 550 vezes mais ferro que o feijão, o preferido dos brasileiros.

Quinoa-grãos

Por ser rica em cálcio, mas não tanto quanto os alimentos lácteos é uma importante aliada no fortalecimento e na saúde dos ossos, bem como no combate à osteoporose. Pode ser também uma boa coadjuvante nas dietas de emagrecimento, já que é rica em fibras, que promove uma maior sensação de saciedade, regulariza o funcionamento intestinal e reduz o esvaziamento gástrico. Vale ressaltar que as fibras demoram bem mais que, por exemplo, os carboidratos para se transformarem em glicose, o que evita os picos de insulina e de fome.

Sendo fonte de vitamina C e vitamina E, dois antioxidantes poderosos, a quinoa é uma arma eficaz contra os radicais livres e o estresse oxidativo, responsáveis pelo envelhecimento interno e externo. Contém, ainda, grandes quantidades de vitaminas do complexo B, sobretudo as vitaminas B1, B2, B3 e B6, que são a base de funcionamento do sistema nervoso e da síntese hormonal. Ou seja, uma dieta que contenha quinoa  é boa para o cérebro e importante para o equilíbrio hormonal.

Falando em equilíbrio hormonal, há indícios de que os fitoestrógenos presentes na quinoa, que cumprem o papel de hormônio no organismo, podem beneficiar as mulheres na pós-menopausa, combatendo a osteoporose.

Um dos maiores benefícios da quinoa é o fortalecimento do sistema imune, comumente enfraquecido por diversos fatores, o que provoca vulnerabilidade e abre as portas para doenças oportunistas. Ajuda, também, na cicatrização de feridas e seu teor de zinco é bastante alto, mais ainda que o do amaranto, que é outro alimento tido como excepcional.

Como não contém glúten, a quinoa pode ser consumida sem problemas por pacientes celíacos, sendo uma alternativa viável para a substituição da farinha de trigo – proibida para portadores de doença celíaca – , o que facilita bastante a vida dessas pessoas, que podem voltar a consumir pães, bolos e massas.

Pode ser acrescentada em vários tipos de alimento, já que é comercializada em forma de grãos, farinha ou flocos.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br @blogdakika

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!