Saúde

Benefícios da Linhaça

By  | 

Muito se fala sobre a linhaça, mas o quê, de verdade, ela faz?

Bom, a linhaça é tida como um alimento funcional, vez que é fonte rica de ômega 3, de fibras e de lignana.

Tipos de Linhaça

Existem dois tipos de linhaça, a marrom e a dourada.

A linhaça dourada é mais comum nas regiões frias, a sua casca é mais fina e o seu saber é mais suave, enquanto que a linhaça marrom é originária da região do mediterâne, possui casca mais dura, sabor mais intenso e pode, por causa da resistência da casca, reduzir a biodisponibilidade dos nutrientes.

Contudo, apesar das diferenças, há estudos que garantem não haver diferenças significativas entre os dois tipos de linhaça.

linhaça-e-seus-benefícios

Benefícios da Linhaça

Já existem estudos que afirmam que ela ajuda na redução do peso, reduz o colesterol ruim, ajuda no controle da obesidade, previne doenças cardiovasculares, minimiza os sintomas da TPM e  regulariza o funcionamento intestinal. Além disso, seu consumo se reflete na pele, que fica mais lisa e  com menos espinhas, e nos cabelos, que ganham brilho e vida.

Mas, qual a razão para tantos benefícios?

A linhaça é rica em ômega 3, uma gordura insaturada (do bem!) que é amiga do coração. Inúmeros estudos, inclusive, já demonstraram seu efeito cardioprotetor. Além disso, possui ação anti-inflamatória, o que ajuda em inúmeras doenças, de dermatites a artrites, passando por várias outras.

Por possuir ação antioxidante, combate os radicais livres, evita o envelhecimento precoce e fortalece o sistema imunológico, sendo coadjuvante, ainda, nos casos de depressão.

Nas pessoas idosas, a linhaça ajuda nas funções mentais e há estudos que relacionam o seu uso com uma menor incidência de demência e mal de Alzheimer.

Já a lignana, outra substância presente na linhaça, ajuda a combater a TPM e minimiza os sintomas da menopausa, tendo, ainda, ação protetora contra alguns tipos de câncer. A linhaça é importante, também, para a saúde óssea.

Como é rica em fibras, faz uma faxina no organismo, livrando-o das toxinas, ajuda na perda de peso, vez que promove uma maior sensação de saciedade, reduz o risco de diabetes e regulariza o funcionamento intestinal.

Como Consumir?

O ideal é que se consuma ao menos três colheres das de sobremesa por dia, acrescentada em iogurtes, shakes, sucos, vitaminas ou em outros alimentos quentes ou frios.

O melhor, para obter os melhores benefícios, é consumir a linhaça triturada, em forma de farinha, já que assim ela passa pelo trata gastrointestinal sem sofrer digestão.

Além de ser encontrada em forma de sementes, que devem ser trituradas ou moídas, a linhaça pode ser encontrada em forma de farinha, de cápsulas e de óleo.

A farinha é feita com  as sementes torradas e moídas, conservando seus nutrientes e sendo prática para uso. Mais prática ainda são as capsulas, que são usadas para suplementação de ômega 3, pois dá pra carregar pra qualquer lugar e consumir em qualquer lugar.

O óleo também é uma opção, mas é preciso ter cuidado e escolher os obtidos por prensagem a frio, sem solventes ou aditivos.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br @blogdakika

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!