Saúde

Dê Fim ao Inchaço Já!

By  | 

O inchaço tem causas diversas e pode até ser sintoma de alguma doença mais séria, mas a verdade é que, na maioria dos casos, ele é causado por hábitos alimentares errados que provocam a famosa retenção de líquidos.

Para dar um fim a esse problema, basta fazer mudanças simples na alimentação, como as sugeridas abaixo:

Reduza o Sal!

Alimentos ricos em sal retêm líquidos no organismo e causam o inchaço, portanto, é preciso reduzir ao máximo o consumo de sódio, evitando-se os alimentos industrializados, em conserva e embutidos.

Vale lembrar que o refrigerante, que muita gente não abre mão, é, também, rico em sódio.

Cuidado com As Bebidas Gaseificadas!

Bebidas gaseificadas, inclusive a água com gás,  dilatam o estômago e causam inchaço, devendo ser evitadas.

Além disso, alguns alimentos “produzem” gás e esses também precisam ser evitados. Esses alimentos são os de difícil digestão, que necessitam de fermentação por parte do intestino para que possam ser absorvidos e essa fermentação produz gases que causam um inchaço temporário.

foto1parasuapeletratamentosinchacoparto

Quais alimentos são esses? Os ovos, o feijão, o brócolis, a couve-flor, o repolho, a batata doce, a cebola, o leite, os alimentos açucarados, dentre outros. Sim, são alimentos benéficos, que proporcionam coisas boas ao organismo, mas seu consumo deve ser moderado por quem sofre com o inchaço, já que eles intensificam o problema.

 Aposte nas Fibras!

O consumo adequado de fibras favorece o trânsito intestinal e reduz sensivelmente o inchaço abdominal, mas, para isso, deve vir acompanhado por uma ingestão maior de água, caso contrário o efeito será inverso, pois, sem água, as fibras se acumularão no intestino, causando a constipação e aumentando o inchaço.

Beba sempre, no mínimo, dois litros de água por dia para ajudar na hidratação das fibras e, consequentemente, na eliminação das toxinas através do bolo fecal.

Além disso, o consumo de água ajuda os rins a funcionarem melhor, o que aumenta a produção de urina, elimina toxinas e favorece a circulação.

Consuma Chás!

Alguns chás, como o de cavalinha, o chá verde, o chá de hibisco, o chá branco, o chá de porangaba e o de cabelo de milho, por exemplo, são diuréticos e ajudam na eliminação do líquido retido. O ideal é consumir um litro de algum desses chás por dia, pois assim se evita o inchaço e, de quebra, eliminam-se toxinas.

Exercite-se Já!

A retenção de líquidos, que deixa o corpo inchado, tem como uma das causas o sedentarismo, que interfere negativamente na circulação sanguínea. Se a circulação sanguínea está normal, não há inchaço, então, invista no exercício  físico, seja ele qual for!

De Olho Nas Refeições

A quantidade ideal de comida a ser ingerida diariamente é a que sacia, mas não “empanturra”. Quando o consumo de alimentos é muito alto, o estômago fica muito cheio, sobrecarrega-se o trato gastrointestinal, que compromete a digestão e aumenta o inchaço.

Sim, comer demais  distende o estômago temporariamente e isso não é nada bom. Por isso, consumam pequenas porções, mastigue direito e com calma, para que a digestão seja facilitada e o inchaço não apareça.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br @blogdakika

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!