Saúde

Nada de sono ao longo do dia! Recupere sua disposição

By  | 

Hoje não há mulher que tenha poucas tarefas para cumprir durante o dia. Seja no trabalho, atendendo aos pedidos da chefia sempre prontamente, ou em casa, buscando deixar tudo a sua cara e no mais perfeito estado. Além disso, não dá para deixar as amizades de lado, ficar sem ver a família ou não separar um tempo para ficar com a pessoa amada… Há sempre algo que precisa ser feito.

Nada de sono ao longo do dia! Recupere sua disposição

Nada de sono ao longo do dia! Recupere sua disposição

Por isso, é comum que muitas mulheres sintam um pouco de sonolência durante o dia. É comum depois de tantas atividades, e até mesmo de se esperar. Algumas vezes o sono é causado por uma noite não tão bem dormida, o que é compreensível, pois o corpo acaba reclamando pela falta de descanso adequado. Mas existem vezes em que, mesmo dormindo as oito horas recomendadas, o cansaço vem com tudo e atrapalha a produtividade do seu dia.

É importante ter à sua mão algumas ferramentas simples e que ajudam a dar uma despertada no corpo e na mente, se não for de maneira plena e intensa, pelo menos para ajudar você a chegar bem ao fim do dia e descansar gostosamente quando chegar em casa. Algumas das técnicas mais tradicionais podem mesmo ter efeito em algumas pessoas (uma xícara de café pode ser milagrosa para alguma, mas não fazer nem cócegas na disposição da outra), mas é importante regular todo o seu organismo em busca de um corpo saudável e disposto.

Comer de três em três horas, por exemplo, além de ser recomendado pelos nutricionistas para quem está querendo emagrecer, é também válido para ficar mais acordada. O que acontece é que, ao ingerir o alimento em quantidades saudáveis e equilibradas durante todo o dia, o organismo fica em um estado de alerta por conta dos hormônios que são liberados. Na hora de dormir, ele entende que a atividade está mais baixa e fica descansado, relaxando mais e se descontraindo.

Ainda sobre o sono da noite, é importante criar uma rotina. Faça testes e descubra com quantas horas de sono o seu corpo funciona melhor. Há gente que, com cinco horas de sono, já está totalmente disposta, enquanto para outros não há nada como dormir por oito horas. A recomendação dos especialistas é apenas que não se passe dessas oito horas por noite, ou o corpo pode entrar em um estado de descanso constante que também causa sonolência ao longo do dia.

Para quem precisa de algo imediato e que funcione, há algumas soluções rápidas, mas que muitas vezes fazem o sono voltar com muito mais força depois que seu efeito passa. A cafeína costuma ser o composto mais conhecido e utilizado nesse tipo de ocasião. Seja no café ou em refrigerantes como a Coca-Cola, ela aumenta o batimento cardíaco, a produção de adrenalina e o trabalho do sistema nervoso. Pode ser usada como paleativo, mas em doses controladas – quando tomada em excesso, a cafeína gera um efeito contrário. Se você não gosta de café, pode investir em outros alimentos ricos em vitamina C, como laranja, limão e mexerica.

Mas se a sensação de sono e falta de disposição continuar mesmo tomando essas medidas, é bom ficar atenta. Algumas doenças tem como sintomas a sonolência constante, e por isso é importante consultar o seu médico. Condições como anemia, hipotireoidismo e narcolepsia podem causar perda de disposição, e precisam ser tratadas de maneira adequada.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: [email protected] @blogdakika

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!