Saúde

Oito Verdades Sobre o Chá Verde

By  | 

O chá verde é, de fato, o chá mais famoso dos últimos tempos. São muitos os benefícios que ele proporciona, tanto para a saúde quanto para a beleza, já que ajuda a desinchar e é antioxidante, mas tem coisas sobre ele que são pouco difundidas e que é importante saber.

1-      De Saquinho Faz o Mesmo Efeito?

Como se sabe, o chá verde é derivado das folhas e brotos da Camellia Sinensis, mas a versão industrializada, daquelas de sachês, usa, além das folhas e brotos, o caule da planta e, com isso, perde-se nutrientes, o que faz com que o efeito não seja exatamente o mesmo.

2-      Ele Não é Para Todo Mundo

 Sim, o chá verde é uma maravilha, e quanto a isso não há dúvidas, mas antes de pensar em consumi-lo, é importante consultar um médico já que ele não é recomendado para pacientes com hipertensão, glaucoma, gestantes e pacientes psiquiátricos.

images

3-      Ele Acelera o Metabolismo

O chá verde vem sendo largamente utilizado nas dietas de emagrecimento e manutenção de peso devido as suas, supostamente, propriedades emagrecedoras. É fato que ele contém muitos antioxidantes e cafeína, que ajudam a acelerar o metabolismo, favorecendo assim, a queima de gordura. Para conseguir esse efeito, que aparece a partir do terceiro mês, o ideal é consumir, em média, um litro de chá por dia.

4-      Mantém a Depressão Longe

Estudos recentes vêm comprovando que quem consome chá verde constantemente tende a ter 44% menos propensão a depressão graças a um aminoácido chamado theanina, que está presente no chá verde e possui efeito tranquilizante.

5-      Não Precisa ser Amargo

Muita gente resiste ao chá verde por causa do sabor, muito amargo, mas há formas de dar um fim nesse problema adicionando ingredientes diversos. Há quem use o chá verde como base para sucos de frutas e vitaminas e, com isso, o gosto suaviza bastante. Pode-se, também, acrescentar gotas de limão ou ervas mais “suaves”  ao chá verde para melhorar o seu sabor.

6-      Protege Contra o Câncer

Já é  fato comprovado que o chá verde é uma arma no combate ao câncer. Estudos recentes feitos pela Universidade do Estado de Luisiana, nos Estados Unidos, comprovaram que pacientes com câncer de próstata que ingeriram determinada quantidade de cápsulas diárias de Polifenol E, que nada mais é que um “ativo“ que equivale a dez xícaras de  chá verde, tiveram uma redução de até 30% na proliferação das células.

O chá verde protege contra o câncer graças à ação da catequina, um antioxidante potente, e dos bioflavonoides, que, juntos, impedem a proliferação irregular das células e evitam alterações celulares prejudiciais.

7-      Combate o Envelhecimento

Por ser altamente antioxidante, o chá verde barra a ação dos radicais livres, o que evita o envelhecimento precoce e garante uma pele jovem por muito mais tempo.

8-      Turbina o sistema imunológico

Como é rico em vitamina C, vitamina B1, vitamina B2, vitamina K, polifenois, ácido fólico, manganês e potássio, o chá verde estimula e protege o sistema imunológico, o que significa uma maior prevenção contra doenças oportunistas.

Como se vê, motivos não faltam para investir nesse chá!

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: [email protected] @blogdakika

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!