Saúde

Super Alimentos Para Incluir na Dieta Já!

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O consumo de frutas e verduras é de extrema importância para a saúde e o correto funcionamento do organismo. Contudo, são muitas as frutas, verduras e hortaliças que ficam esquecidas e são pouco consumidas, apesar de, comprovadamente, apresentarem inúmeros benefícios para a saúde.

Conheçam, abaixo, alguns desses superalimentos que vocês precisam incluir na dieta já!

Batata-Doce

A batata-doce é rica em carboidratos e, por isso, apreciada por quem pratica esportes e precisa de doses extras de energia. Por ser muito calórica, é excluída do prato de muita gente, o que é um erro, já que ela é rica em fibras, que ajudam o intestino a funcionar melhor, em potássio, em vitamina C, que ajuda na produção de colágeno e protege o sistema imunológico, e betacaroteno, que garante um bronzeado mais bonito.

Aqui, vale lembrar que apesar de calórica e rica em carboidratos, a batata doce possui baixo índice glicêmico, o que evita os picos de insulina, o acúmulo de gordura e os ataques de fome.

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Chicória

A chicória é amiga da dieta e da saúde, pois possui poucas calorias e muitas vitaminas e sais minerais, como a vitamina A, vitamina B, vitamina C, vitamina D e oligossacarídeos.

Os oligossacarídeos são substâncias que servem de alimento para os probióticos, as bactérias do bem que moram no intestino. Isso significa que a chicória ajuda na proteção do intestino, evitando tumores, além de auxiliar no funcionamento intestinal, combater a prisão de ventre, controlar os triglicérides, potencializar a absorção de minerais e desintoxicar o organismo.

Beterraba

Amada por uns e detestada por outros, a beterraba é uma excelente aliada da saúde, sobretudo de quem anda se cansando à toa, já que ela combate o cansaço e a fadiga graças aos nitratos presentes na sua composição, que reduzem o consumo de oxigênio e, consequentemente, reduzem o cansaço.

Cará

O cará é um tubérculo pouco consumido e até conhecido, o que é uma pena, pois ele é rico em carboidratos, o que ajuda a garantir a energia necessária para que o organismo funcione corretamente, e também combate os radicais livres e protege o sistema imunológico.

Pitanga

A pitanga, que muita gente confunde com a acerola, é uma fruta pequena e vermelha riquíssima em nutrientes como o cálcio, a vitamina C, o fósforo, o ferro, o licopeno e a vitamina A.

Em decorrência da sua composição, é tida como antioxidante poderoso, que protege o sistema imunológico, reduz o risco de vários tipos de tumores, como o de pulmão e de estômago, protege os ossos, protege os dentes e evita doenças como a osteoporose e outras doenças ósseas.

Além disso, é pouco calórica e ótima para ser incluída em dietas de emagrecimento ou manutenção de peso.

Nêspera

A nêspera é rica em vitaminas e minerais, como a vitamina C, o fósforo e o cálcio, e também em triterpenos.

Os triterpenos, supõe-se, ajudam no controle das alergias inflamatórias, da asma, da bronquite, da rinite e da sinusite. Além disso, a nêspera ajuda a controlar os níveis de gordura presentes no sangue e a reduzir a resistência à insulina, o que é benéfico para os diabéticos.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br @blogdakika

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