Saúde

Como aliviar as cólicas menstruais?

By  | 

Toda mulher sabe quando o ciclo da menstruação se aproxima, ou por causa do anticoncepcional, ou pelo controle natural, ou pelos sintomas que o corpo apresenta. Os seios começam inchar, a dor de cabeça repentina aumenta e o humor pode mudar de uma hora para outra. Tem mulheres que ficam mais sensíveis, outras mais irritadas e tem aquelas que choram por qualquer comercial da televisão. Mas, de todos os sintomas e sinais da menstruação, o mais dolorido e o que mais incomoda é, sem dúvida nenhuma, a cólica.

Ela pode surgir do nada, no meio de uma reunião ou te acordar de madrugada. Algumas mulheres sofrem mais, outras menos, mas com certeza todas querem acabar de uma vez com a cólica menstrual. E se você é uma delas, atenção nessa dica: bolsa de água quente. Sim, amiga! Essa receita é do tempo da vovó, sua mãe já deve ter feito e você vai passar para a sua filha porque bolsa de água quente funciona na hora de acalmar a cólica.

A dica das especialistas no assunto é sempre colocar uma bolsa de água quenta na região do útero, onde geralmente acontece a cólica. Quanto mais tempo a água quente ficar perto do seu corpo, menos pontas e cólicas fortes você vai sentir. E por que isso acontece? Bom, a dica é tão valiosa porque a temperatura elevada da água consegue acalmar as contrações do músculo do útero, que provocam a cólica menstrual. Quando a região do útero fica mais quentinha, a musculatura relaxa e consegue oferecer ao útero e ao corpo uma sensação de bem-estar.

colicas-MM

Assim, todo o seu corpo vai ficar quentinho e a cólica vai sumir aos poucos. Nos casos mais graves de cólicas menstruais, a mulher chega a vomitar, se retorcer toda na cama e até ficar sem conseguir trabalhar de tanta dor. Tem mulheres que também ficam um pouco febril. Nestes casos mais críticos, a dica é buscar ajuda profissional. O ginecologista vai oferecer tratamentos que aliviam as dores. O mais indicado é o próprio uso do anticoncepcional, que libera hormônios e consegue amenizar a cólica. Para isso acontecer, o ginecologista vai avaliar seu corpo e indicar o melhor anticoncepcional para o seu caso. Cada mulher precisa de uma dose de hormônio diferente.

O mesmo recado vale para o uso dos analgésicos e anti-inflamatórios. Eles aliviam sim, as dores e contrações das cólicas menstruais. Por outro lado, só devem ser usados depois de uma consulta e conversa com seu médico ou médica. Eles podem prejudicar o corpo e a sua saúde e não podem virar rotina no seu dia a dia. Por isso, nada de se automedicar, combinado?

Outra forma de acabar com a cólica é consumir chás. Essa é uma saída barata e que não precisa de recomendação médica. Chás quentes fazem o mesmo papel que a bolsa de água quente: esquentar o corpo e relaxam a musculatura, aliviando as dores. Camomila, menta, melissa e erva cidreira são os chás mais recomendados para diminuir a cólica. Você pode tomar antes de dormir, no café da manhã e também depois do almoço.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!