Saúde

Vitamina D: Ela Manda no Seu Corpo!

By  | 

Estudos sobre a vitamina D são constantes, e a cada dia novas descobertas são feitas sobre essa que é considerada uma das mais importantes vitaminas que existe. A razão é simples, pois a vitamina D regula – direta ou indiretamente – nada menos que cerca de 200 genes no organismo.

O grande problema é que o mundo vive hoje uma verdadeira epidemia de hipovitaminose D, ou seja, carência de  vitamina D, o que pode causar efeitos indesejáveis, pra dizer o mínimo. Além de ajudar na correta manutenção do metabolismo do cálcio, a vitamina D previne a osteoporose,  colabora no desempenho muscular, na coagulação do sangue, auxilia no controle do peso, combate o estresse e a hipertensão, dentre dezenas de outras coisas.

O grande problema é que a sua principal fonte é a luz solar, que estimula a sua produção. E é aí que a coisa começa a complicar, porque os  danos causados pelos raios solares são reais, então, como garantir os níveis indicados de vitamina D, sem, contudo, correr riscos?

a-importancia-da-vitamina-d-4-408

Estudo realizado pela King’s College London sobre a vitamina D diz que é possível, mesmo usando filtro solar, ter uma bom nível de vitamina D no organismo e, ao mesmo tempo, prevenir dos males causados pela exposição solar. Nesse pesquisa foram “utilizados” 79 indivíduos (homens e mulheres) que iriam embarcar em uma viagem no feriado seguinte. Checou-se os níveis de vitamina D de cada um deles assim que chegaram no destino da viagem, as ilhas Tenerife, na Espanha, e, durante todo o dia cada um aplicou filtro solar de forma regular, começando após o café da manhã e indo até o final da tarde.

Assim foi feito durante todo o feriado, mas os pesquisadores, que bem sabem  que as pessoas não utilizam a quantidade de filtro solar suficiente para proteger a pele de forma adequada, dividiu o grupo em duas partes, sendo que a primeira parte recebeu instruções de como usar corretamente o filtro solar nas quantidades indicadas e, além das instruções, cada indivíduo recebeu um tubo de filtro solar com FPS 15. Ao segundo grupo não foi dada nenhuma instrução quanto ao uso do filtro solar, sendo somente autorizado a cada um deles usar o produto costumeiro e da forma como sempre aplicaram.

Os exames posteriores, essenciais para a avaliação de cada grupo, mostrou que o primeiro grupo, mesmo, em alguns casos, tendo exagerado na quantidade de filtro solar, apresentou um aumento considerável nos níveis de vitamina D. Já o grupo que usou o próprio filtro solar, sem instruções de uso, apresentou um aumento maior nos níveis de vitamina D, mas, em compensação, apresentou, também, queimaduras solares, enquanto que o primeiro grupo, mesmo tendo uma média menor dos níveis de vitamina D, não apresentou queimaduras.

A pesquisa lança por terra a teoria de que com o uso do  filtro solar não há como garantir os níveis adequados de vitamina D, o que é um avanço, já que comprovou-se que é possível proteger a pele ao tempo em que garante-se a absorção dessa vitamina tão importante.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: [email protected] @blogdakika

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!