Dieta

Benefícios dos peixes na dieta feminina

By  | 

Comer peixes ricos em ômega-3, como por exemplo o bacalhau e o salmão, pode reduzir significativamente o risco de uma mulher desenvolver doenças cardíacas. É o que revela o relatório de um novo estudo feito na Inglaterra. Os pesquisadores descobriram que mulheres em idade fértil que nunca haviam comido peixe apresentavam 50% a mais de problemas cardiovasculares do que as mulheres que comem peixe com frequência, sendo que, o risco era 90% maior do que as mulheres que comiam peixe semanalmente.

Os pesquisadores descobriram que mesmo as mulheres que comiam peixe apenas duas vezes por mês se beneficiaram muito com esse simples hábito. As mulheres que comem peixe devem encontrar resultados encorajadores, mas é importante ressaltar que para obter o maior benefício dos peixes e óleos de peixe, as mulheres devem seguir as recomendações dietéticas para comer peixe como uma refeição principal, pelo menos duas vezes por semana.

No entanto, o relatório não mostra uma relação de causa e efeito entre o consumo de peixe e a redução do risco cardiovascular, apenas uma associação entre eles. A equipe coletou dados de cerca de 48 mil mulheres grávidas entre 1996 e 2008. Eles perguntaram o quanto e o quais peixes comiam, para determinar se comer certos tipos de peixe ajuda a reduzir o risco de doença cardiovascular.

As mulheres, de 15 a 49 no início do estudo, também foram questionadas sobre o estilo de vida e histórico médico familiar. Mais de oito anos de acompanhamento, 577 eventos cardiovasculares (como hipertensão e acidente vascular cerebral e doenças cardíacas) foram registrados. Cinco mulheres morreram de doenças cardiovasculares. No geral, poucas mulheres que comiam peixe foram hospitalizadas por conta de doenças cardiovasculares, ao contrário das mulheres que não tinham o hábito de comer peixe.

Quando os pesquisadores avaliaram um subconjunto apresentado pelas mulheres em três ocasiões diferentes, o risco de doença cardiovascular foi três vezes maior para as mulheres que nunca comiam peixe do que para as mulheres que comiam peixes ricos em ômega-3 (pelo menos uma vez por semana). O óleo de peixe tem ômega-3, que parece ser o fator de proteção contra doenças cardíacas e vasculares. As melhores fontes para obter os ômega-3 são os peixes gordos, como o salmão, arenque, cavala, truta e alabote da Gronelândia.

Os peixes que as mulheres relataram comer mais frequentemente foram o bacalhau, a solha, salmão, arenque e cavala. Embora os peixes fritos possam ser menos saudáveis, provavelmente não elimina os ácidos graxos. Ambos os sexos compartilham muitos dos mesmos fatores de risco para doença cardiovascular, tais como inflamação de triglicérides e colesterol, no entanto, esses benefícios podem ser mais importante para as mulheres.

 

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!