Receitas

Maracujá e suas diversas utilizações, casca, polpa, semente, flor

By  | 

O maracujazeiro tem sua origem no Brasil e na América Central, locais de clima tropical, ele possuí mais de 150 espécies de Passifloraceas que são utilizadas de diversas formas pelos humanos. As espécies mais conhecidas no Brasil e no mundo são o maracujá-amarelo (Passiflora edulis f. flavicarpa), maracujá-roxo (Passiflora edulis) e o maracujá-doce (Passiflora alata). O maracujá-amarelo é o mais cultivado no mundo, responsável por mais de 95% da produção do Brasil e utilizado principalmente no preparo de sucos.

O maracujá-doce por conter baixa acidez é largamente utilizado como fruta fresca. O maracujazeiro é um vegetal que favorece a agricultura, pois ele se adapta basicamente a qualquer tipo de clima ou região, apesar de sua preferência por climas tropicais.
Popularmente conhecido por suas propriedades calmantes. O maracujá rico em vitamina C, vitaminas do complexo B, B1 e B2, ferro, cálcio, fósforo, é calmante tem uma substância chamada passiflorina, um agente sedativo não prejudicial à saúde, tem a propriedade de amolecer os tecidos, atenuar as inflamações, as inchações e as queimaduras, aliviar as dores e curar feridas, além de hidratar a pele retomando a oleosidade perdida pelo ressecamento.

As folhas do maracujá também têm propriedades curativas, auxiliam no combate a febre e infecções. Com a polpa do maracujá fazemos sucos e mousse de maracuja. Para o suco devemos retirara polpa, bater no liquidificar, coar e adoçar a gosto.

Receita de Mousse de Maracujá.

Ingredientes:
2 latas de leite condensado;
2 latas de creme de leite;
2 latas de suco de maracujá concentrado (8 maracujás grande);

Modo de Fazer:
Bater no liquidificador, todos os ingredientes e despejar num refratário de vidro ou bacia. Deixar na geladeira por no mínimo uma hora, para adquirir uma consistência mais durinha.

Se quiser variar e economizar, bater no liquidificador biscoito de maisena ou de leite até formar um farelo, antes de colocar o mousse no refratário, forrar o fundo com esse farelo de biscoito, também fica uma delícia.

O creme de leite deve ser de preferência sem soro. Coloque a lata de creme de leite na geladeira durante algumas horas, faça dois furos no fundo da lata com o abridor, despeje o líquido (soro), deixando somente a massa branca dentro da lata, abra normalmente a lata.

Para obter o suco de maracujá concentrado você deve, retirar a polpa de 8 maracujá, bater no liquidificador, coar. A quantidade de maracujá vai depender da fruta, mas em média é essa quantidade que será utilizada.

Eu costumo usar o creme de leite e leite condensado da mesma marca, pois quando utilizei de marcas diferentes, obtive uma consistência diferente, o mousse ficou mais mole, mas vai depender do gosto de cada um.

Receita de Farinha de Maracujá Caseira

Para quem tem interesse em perder peso, a farinha da casca de maracujá, será uma excelente ajuda, por ser bloqueador de gordura, devido à fibra contida na parte branca da casca (composta de pectina).

A pectina tem vários benefícios, além de ser uma aliada no controle da glicose, ela faz uma faxina no organismo, pois elimina as toxinas e, retarda a velocidade que o açúcar entra no sangue, favorecendo assim, uma maior sensação de saciedade, de estômago cheio por mais tempo.

Pesquisas comprovam que com o consumo diário da farinha da casca de maracujá, dá auxilia no emagrecimento sem muito esforço, a farinha que no intestino forma uma substância gelatinosa, não ingerida, arrasta para as fezes a gordura dos alimentos.

Ingredientes:

– 6 maracujás grande;

Coloque os maracujás de molho, durante de molho, durante no mínimo 15 minutos, com 1 colher de água sanitária (própria para alimentos e verdura), encontrada em postos de saúde.

Após isso lave os maracujás em água corrente para retirar a água sanitária.

Retire as polpas, pode fazer suco ou o mousse com a polpa, mas se o seu objetivo é emagrecer evite comer o mousse é super calórico.

Corte as cascas de maracujá em tiras, coloque no forno médio durante 30 minutos para que desidrate, mexa de vez em quando, retire quando estiver torrada, deixe esfriar, bata no liquidificador, peneire e guarde em vidro com tampa.

Consuma uma colher de sopa cheia da farinha, nos sucos, em vitaminas ou até mesmo na comida ou em qualquer outro alimento já pronto que for consumir, ela não altera o sabor dos alimentos.

A farinha da casca de maracujá pode ser usado pela família toda, porque também auxilia no fortalecimento dos dentes e no crescimento das crianças.

Vermífugo com a semente do maracujá

Ingredientes:
2 colheres de semente de maracujá;
2 colheres de mel;

Modo de Fazer:
Bater no liquidificador os ingredientes;
Tomar pela manhã em jejum;

Consuma pelo menos 12 copos de água por dia, de preferência água filtrada, pois o consumo de água favorece o funcionamento do organismo e mantém o corpo hidratado, beba água preferencialmente 30 minutos antes das refeições, aproveite o máximo do maracujá em benefício da sua saúde.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!