Dieta

Mitos alimentares. Conheça-os.

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É natural sempre que começamos ou comentamos sobre determinada dieta, alguém que diz para deixarmos de comer de noite, para praticar esportes pela manhã em jejum, evitar comer determinada fruta que é muito calórica ou então, deixar de ingerir carboidratos em sua dieta. Pois é, muitas dessas sugestões que ouvimos de amigos, vizinhos, parentes e curiosos tem uma grande quantidade que podemos considerar banalidades e mitos.

Pensando nesse tema, buscamos informações sobre alguns mitos alimentares muito comuns para desvendarmos como podemos elaborar melhor nossa dieta de maneira eficaz e saudável.

Mitos alimentares

Mitos alimentares. Conheça-os.

Os mitos alimentares

Um mito que destacamos em primeiro lugar é o de não poder comer carboidratos, após as 18 horas. Logo, podemos dizer que é um mito isso e que se for seguido a risca pode até ter efeito contrário e fazer engordar, ao invés de emagrecer.

Os carboidratos são responsáveis pela promoção de energia, então, comê-los estimula a produção de um neurotransmissor, a serotonina, essencial para a sensação de prazer, relaxamento e controle da ingestão alimentar. Dessa forma, se não consumimos os carboidratos teremos maior tendência a “beliscar” por não estarmos com a sensação de saciedade.

Outro mito que ouvimos bastante é deixar de fazer determinadas refeições. Isso realmente não funciona! O ideal é termos de 5 a 6 refeições diárias, pois assim aceleramos nosso metabolismo que estimula hormônios e enzimas no processo de digestão.

Mais um desses mitos bem conhecidos é dizer que se ingerirem líquidos com as refeições você ficará com a barriga grande. Na realidade não é interessante a ingestão de líquidos com as refeições, mas o que ocorre não é o aumento da barriga e sim a distensão abdominal que atrapalha o processo digestivo.

Praticar atividade física em jejum é um dos piores mitos, pois se a pessoa está sem comer nada, como poderá ter energia para poder praticar seus exercícios e ter uma boa performance?! O ideal é comer uma fruta ou um sanduíche saudável, antes da malhação.

E não acabam os mitos por aí! Uma frutinha que sofre muito preconceito na hora das dietas é a banana e, aliás, tem fama de engordar. Isso também é outro mito! Afinal, ela é rica em carboidratos e pobre em proteínas e gorduras, tem fácil digestão, além de ser muito usada por esportistas para amenizar e evitar câimbras por ser rica em potássio. Então, consuma sem problema nenhum a banana antes da prática de exercícios físicos e depois também para matar aquela fominha.

Pois é, percebemos que mitos é o que não faltam, mas o melhor é sempre consultar um profissional da área de saúde, antes de ouvir curiosos para assim ter sucesso e saúde em suas dietas.

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Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

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