Dieta

Prisão de ventre, acabe com ela de uma vez por todas!

By  | 

A prisão de ventre está relacionada com má alimentação e estilo de vida. Algumas mudanças em sua rotina podem melhorar ou acabar com ela. Mas o que é efetivamente a prisão de ventre? Se você não costuma ir ao banheiro diariamente, ou vai poucas vezes, não quer dizer que você sofre de prisão de ventre. Muitas pessoas acreditam que já têm o problema apenas por ter de fazer esforço ou por notarem as fezes um pouco mais ressecadas.

A medicina considera a prisão de ventre (ou constipação intestinal) os casos em que a pessoa evacua menos do que três vezes por semana e em pelo menos uma delas for necessário esforço muito grande. Além de remédios para prisão de ventre, os especialistas costumam recomendar exames para descobrir se a constipação está relacionada a distúrbios ou doenças mais graves.

O que fazer para acabar com Prisão de Ventre

Alimentação com Fibras

Quanto mais resíduos o alimento deixar no organismo, melhor ele vai contribuir para a formação do bolo fecal e para o funcionamento do intestino. Os alimentos que deixam mais resíduos são os ricos em fibras insolúveis, substâncias que, como o próprio nome diz, não são digeridas pelo corpo. Vegetais, legumes, alimentos integrais, grãos, frutas, aveia, linhaça moída são alimentos que ajudam formar o bolo fecal. Gorduras boas como: azeite de oliva, óleo de coco, abacate e castanhas também são eficientes.

Água

Beber pelo menos oito copos de água por dia. O ideal seria consumir o primeiro desses copos em jejum.

Exercícios físicos

A prática de atividade física regular ajuda a fortalecer a musculatura. Pessoas que ganharam peso e aumentaram as medidas da barriga perdem muita força na região abdominal e têm tendência para maior dificuldade de evacuar. Além disso, os exercícios ajudam a ativar nos movimentos peristálticos do intestino.

Dicas Simples que podem Resolver a Prisão de Ventre

  1. Em jejum, tome uma colher de sopa de aveia + linhaça moída com um copo de água.
  2. Em jejum, tome uma colher de sopa de azeite de oliva + um copo de água.
  3. Acrescente pelo menos um copo de suco de fruta ou vegetais em sua dieta.
  4. Não fique parada, movimente-se!
  5. Beba bastante líquido.
  6. Prefira alimentos integrais.
  7. Eduque o seu intestino e estipule horários fixos para utilizar o banheiro, mesmo sem vontade.
  8. Na hora em que sentir a necessidade de utilizar o banheiro, não a ignore, pois essa vontade inicial passa e boa parte do bolo focal é reabsorvido pelo organismo.
  9. Beba chá, faça um chá de gengibre, e coloque meio limão. Outro também eficiente é o chá verde + hortelã.
  10. Evite alimentos que prendem o intestino como: embutidos, pão, fritura e doces.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!