Dieta

Voltando à rotina após as festas de fim de ano

By  | 

Férias, Natal e Réveillon – eis a combinação bombástica que sempre traz a culpa dos quilinhos extras e nos faz abandonar momentaneamente a rotina de exercícios e deixar a dieta para o começo do ano seguinte.

E não tem jeito: vêm as confraternizações do trabalho, reuniões entre amigos, ceia de Natal e Réveillon e aí, a comilança é certa e generalizada. Depois dessa maratona de dias despreocupados com a balança e com as horas, dá uma certa preguiça de voltar à rotina e retomar a  rigidez do cotidiano. Vamos acompanhar algumas dicas de como “voltar ao ritmo normal” sem sofrimento? Acompanhe as sugestões.

volta rotina

Nada de sacrifícios alimentares extremos 

Não adianta querer perder em um dia o acúmulo de todo o período das férias. Por isso, abandone a ideia de passar fome para compensar tudo o que comeu e bebeu em demasia durante os momentos de lazer e descanso do fim do ano.

E a alimentação balanceada é ainda mais importante para os que fazem muitos exercícios, pois necessitam repor as energias consumidas durante esse processo. Logo, nem pense em aderir às loucuras que muitas pessoas cometem para emagrecer, pois você pode acabar trazendo sérios problemas à sua saúde.

Engana-se quem pensa que abrir mão das refeições ajuda a perder peso. Ao contrário, quando você deixa o seu organismo por muito tempo sem receber alimentos, ele vai querer compensar todo esse período quando você comer ingerindo mais comida do que o normal.

Por isso, diminua a distância entre as refeições principais do dia com lanches leves, frutas e muito líquido – o ideal é beber de 2 a 3 litros de água por dia, principalmente no verão. Outra dica é começar o almoço ou jantar comendo uma salada, já que ela contribui para a sensação de saciedade, o que automaticamente diminuirá a quantidade consumida de alimentos mais calóricos.

O seu prato também ajudará bastante a retomar a sua rotina: esqueça as receitas gordurosas das quais usufruiu à vontade no fim de ano e aposte no equilíbrio de uma dieta rica em legumes e verduras. O ideal é que você divida o seu prato em dois e numa dessas metades, coloque apenas saladas. Na outra parte, você pode novamente dividir o espaço em dois e acrescentar o carboidrato (arroz, por exemplo) e a proteína (carne).

Mexa-se!

Além da retomada de uma alimentação equilibrada e saudável, voltar à ativa e praticar exercícios também lhe ajudará a eliminar os excessos cometidos durante a folga.

Se você não fazia nenhuma atividade no ano passado, essa é uma boa hora para começar a se exercitar e contribuir com a sua saúde. No entanto, antes de se decidir sobre o que fará para perder os quilinhos a mais, procure um médico e faça uma avaliação. Dessa forma, você evita os sustos que podem ocorrer quando se abandona a vida sedentária.

 Gostou das dicas? Comece o ano novo com o pé direito e muita disposição!

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!