Para Ter Cabelos Mais Saudáveis e Mais Bonitos!

Não importa qual o tipo de cabelo, se liso, encaracolado, afro, loiro, ruivo, escuro ou crespo, o que toda mulher quer são fios bonitos. E, para conseguir esse efeito, a mulherada investe alto com todo tipo de produtos e acessórios, e isso sem falar em tratamentos específicos em salões de beleza.

Acontece que se o cabelo não estiver bem cuidado, se o couro cabeludo não estiver “em dia”, não há investimento que dê jeito, porque o cabelo vai mesmo ficar feio e ponto final. Como o cabelo nasce lá do couro cabeludo, ele acaba absorvendo, desde a raiz, os problemas que lá existem. Assim, se o couro cabeludo estiver descamativo, oleoso e com caspa, o cabelo todo “sofre”.

É preciso, sobretudo, manter a raiz forte, porque se a raiz não estiver forte, os fios não crescerão fortes, já que ela é a base de tudo. Vamos, então, ver como cuidar direito da raiz e do couro cabeludo!

Cabelo-Saudável-segredos

É lavando direito que é dado o primeiro passo para garantir fios bonitos e saudáveis. Primeiro elimine a água quente na hora da lavagem, pois isso remove a oleosidade natural e, paradoxalmente, faz com que, logo depois, a produção de sebo aumente bastante, o que deixa a raiz oleosa e o cabelo com aspecto engordurado, pesado e seboso. Quando isso acontece, o sebo acaba obstruindo os poros, o que pode levar, inclusive, a queda dos fios.

O correto, então, é lavar o cabelo com água em temperatura ambiente, em dias alternados, de preferência, pra evitar o  acúmulo de impurezas e manter os fios limpos. Cabelos muito oleosos podem ser lavados todos os dias.

Após a lavagem dos fios, é essencial que o enxágue seja feito de maneira correta, já que se ficarem resíduos no couro cabeludo, pode haver entupimento dos folículos pilosos (poros), o que prejudica demais os fios e, como foi dito acima, pode levar a queda capilar. Evitem aplicar condicionadores e máscaras no couro cabeludo e enxágue o cabelo até que a água saia límpida.

Se ao invés de oleoso o couro cabeludo estiver ressecado e descamativo, é recomendado o uso de produtos específicos para hidratar o couro cabeludo, que não causam excesso de oleosidade, não entopem os poros  e controlam a descamação. O que não pode é usar as máscaras tradicionais no couro cabeludo, pois isso agrava o problema, já que os ativos de tratamento para os dois casos são completamente diferentes.

Após a lavagem e o enxágue é preciso tomar cuidado com o uso do secador e da chapinha, que só podem ser utilizados com produtos específicos para proteger os fios. Contudo, não existe nenhum produto que proteja o couro cabeludo dos danos causados pelo calor do secador e da chapinha, então, mantenha distância de, ao menos, 30 centímetros entre o secador e o couro cabeludo, não use o secador em temperaturas muito altas, e, no caso da chapinha, não use na raiz.

Para quem faz uso de produtos químicos, como alisamentos, colorações e escovas diversas, é preciso cuidado redobrado, já que esses produtos danificam tanto os fios como o couro cabeludo, e alguns, os que são ácidos, podem queimar o couro cabeludo e gerar descamações.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>