Bem-estar

Caminhada evita depressão, melhora a pressão e emagrece!

By  | 

A caminhada é uma forma barata de fazer exercício físico. Ela emagrece, ajuda a aumentar a circulação sanguínea, melhora a aparência da pele, ameniza a celulite, gasta energia, alivia o estresse, causa sensação de liberdade e também de bem-estar. Ufa! A lista de benefícios da caminhada é tão grande que deixa qualquer mulher louca, louquinha para começar a dar os primeiros passos. Não tem desculpa por falta de grana para a academia: dá para fazer ao ar livre. Pode ser sozinha, com uma música que você gosta ou acompanhada. O ritmo é seu corpo que comanda e o tempo passa tão rápido que uma hora nem parece que passou!

Se você já faz algum exercício, a dica é caminhar sempre 10 minutos antes e 10 minutos depois desta atividade de rotina. Isso porque a caminhada ajuda a aquecer o corpo, a liberar mais energia e também vai além da perda de peso.

Seus benefícios cuidam também do coração e deixam a pele mais bonita e resistente. Isso porque ela consegue melhorar a pressão arterial, aumenta a produção de serotonina, hormônio que causa o bem-estar, e também renova as células, deixando a pele viçosa. Essa renovação acontece porque a caminhada aumenta a circulação de sangue em todas as camadas da pele, o que provoca uma oxigenação em áreas que contêm líquido retido, por exemplo. Isso também ajuda a minimizar a celulite. É ótimo, não é?

Movimentação no parque do Ibirapuera em São Paulo.

Se você não faz exercícios, mas quer começar, a caminhada é uma boa forma. Comece com um passeio de 30 minutos pelo bairro. Nos finais de semana, aumente para 45 minutos em um parque. Conforme o seu corpo vai ganhando resistência, você aumenta o tempo e também acelera os passos. Uma hora por dia é o ideal para ganhar todos os benefícios da caminhada. Um dos principais benefícios da atividade é a sensação de bem-estar que ela provoca, justamente por aumentar os níveis de serotonina no corpo, que causam o bom humor, a disposição e a autoestima elevada.

Se você conseguir caminhar ao ar livre, não importa a hora do dia, é melhor. Respirar perto de lagos, parques e praças ajuda a mandar embora o estresse. O corpo recebe uma injeção de disposição e parece que aqueles problemas no trabalho, em casa e na vida desaparecem ou diminuem de tamanho. A caminhada faz tão bem para o corpo e para a mente que é capaz de mandar embora qualquer sintoma de depressão. A ansiedade, a compulsão por comida, a angústia são algumas das sensações que a caminhada pode ajudar a aliviar. Isso porque a quantidade de endorfina é muito maior no corpo.

O que isso quer dizer? Que quanto mais endorfina você tiver circulando pelo seu organismo, mais feliz e relaxada você vai estar. Depois de um certo tempo caminhando, todos os dias ou pelo menos três vezes por semana, você vai notar que está viciada na caminhada e vai passar a fazer com prazer. E tudo por conta da sensação de bem-estar que a simples caminhada provoca!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!