Saúde

Farinha de Banana Verde Emagrece!

By  | 

As farinhas de frutas e cereais vêm sendo bastante utilizadas tanto por quem deseja perder peso como por quem tem problemas de saúde que, supostamente, seriam amenizados com os ativos presentes nessas farinhas.

Muito já se falou da farinha de berinjela, e de tantas outras, mas a bola da vez é a farinha de banana verde, que é uma aliada da boa forma, da saúde e da alimentação saudável. O grande benefício dessa farinha é ser rica em amido resistente, um nutriente não digerido no estômago, passando direto pelo intestino delgado, não sendo absorvido. Somente quando chega no intestino grosso é que ele é digerido pelas bactérias que lá habitam. Ou seja, ele passa por todo o processo de digestão sem sofrer hidrólise, a chamada quebra enzimática, ajudando, com isso, a controlar os níveis de insulina e promover mais saciedade. Vale ressaltar que essas bactérias, ao digerir o amido resistente, produzem substâncias extremamente benéficas para todo o organismo.

O amido resistente só está presente na banana verde, vez que no processo de amadurecimento, o amido resistente acaba sendo degradado e transformado em sacarose. A quantidade de amido resistente encontrado no total de amido da banana verde chega até 93%, o que é uma quantidade muito grande.

banana_verde_FARINHA

Toda a fama da farinha da banana verde, apesar dos inúmeros benefícios para a saúde, deriva do fato de promover uma maior sensação de saciedade, o que é particularmente útil em casos de dietas de emagrecimento. Isso acontece porque o amido resistente, que não passa pelo processo de digestão ou absorção, atua como fibra solúvel, atrasando o tempo de absorção dos nutrientes e, assim, garantindo uma maior sensação de saciedade por muito mais tempo. como já dito. Além disso, ela é um carboidrato de baixo índice glicêmico, não causando, por isso, picos de glicose no sangue. Ou seja, ela evita os ataques de gula, o que é muito importante!

É bom lembrar que, verde ou madura, a banana é rica em vitaminas (sobretudo A e C), minerais (principalmente o potássio e magnésio), carboidratos e triptofano, que é um aminoácido precursor da serotonina, a substância do bem-estar, sendo, por isso, uma ótima opção para melhorar o humor e afastar a tristeza.

Como Fazer A Farinha de Banana Verde?

A farinha de banana verde é vendida em super mercados, farmácias e casas de produtos naturais por valores bem acessíveis, mas pode-se, também, fazê-la em casa de forma simples. Basta cortar a banana verde em rodelas bem finas e levar ao forno, na assadeira, por, em média, trinta minutos. Depois de “assadas” e frias, quando estiverem bem secas, bata as rodelas no liquidificador e guarde em uma vasilha fechada.

A quantidade diária recomendada para consumo é de duas colheres da farinha por dia, seja pura ou misturada com sucos, salada de frutas, iogurtes, shakes ou vitaminas. Como seu sabor é neutro, pode ser acrescentado nesses alimentos sem problemas.

Ressalte-se que ao fazer uso da farinha de banana verde é preciso intensificar o consumo de água, pois, como acontece com todo alimento rico em fibras, caso não se ingira água suficiente, o efeito acaba sendo muito ruim, pois o intestino fica “preso” e boa parte dos benefícios são perdidos.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: [email protected] @blogdakika

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Content is protected !!