Pra que o organismo funcione, para que todas as atividades básicas sejam realizadas, é preciso energia, e o gasto de energia pode ser maior a depender dos alimentos consumidos. Quando há o consumo de alimentos termogênicos, que são aqueles que possuem o poder de aumentar o gasto energético do organismo durante o processo digestivo e metabólico, já uma perda maior de peso.
A regra é simples: quanto mais difícil for a digestão de um alimento, mais energia é necessário para digeri-lo e maior será o seu poder termogênico. Assim, quando a pessoa consome alimentos termogênicos, há um aumento na temperatura corporal, o que significa que há uma aceleração do metabolismo e uma maior queima de gordura.
Contudo, maior queima de gordura e maior gasto energético não significam que o indivíduo vai emagrecer só de comer alimentos dito termogênicos, já que eles são importantes aliados, coadjuvantes, mas não dispensam alimentação adequada e atividade física regular.
No mais, algumas pessoas não devem ingerir esse tipo de alimento, como, por exemplo, quem possui hipertireoidismo, vez que o metabolismos dessas pessoas já é mais elevado. Além disso, lactantes, gestantes, crianças, cardiopatas e pessoas que tenham alergias, hipertensão, úlceras e enxaqueca também não devem abusar dos termogênicos.
SAIBA MAIS: Alimentos que turbinam a Imunidade.
Confiram abaixo alguns alimentos termogênicos!
Gengibre
O gengibre, raiz muito usada na culinária oriental, aumenta o gasto calórico em até 10 %. Para obter esses benefícios, basta consumir duas fatias pequenas de gengibre por dia. O melhor é que é um alimento que pode ser consumido de diversas formas: em chás, em sucos, em vitaminas, com carnes, com aves, com peixes, em saladas, com sopas ou mesmo cru.
Canela
A canela aumenta o metabolismo basal e contém um alto teor de cálcio mineral, que também é essencial para o emagrecimento. Como pode ser usada em diversos tipos de alimento, desde frutas assadas a frutas secas, passando por mingaus e bebidas com leite, dentre muitas outras coisas, é facilmente incorporada na rotina diária. O melhor é que é um alimento barato, acessível e facilmente encontrado.
Pimenta vermelha
A pimenta vermelha é rica em uma substância chamada capsaicina, que aumenta a quebra de gorduras no tecido adiposo e consegue a façanha de aumentar em até 20% a atividade metabólica, desde que, é claro, seja ingerida nas quantidades recomendadas, de até três gramas ao dia. Pra quem gosta e costuma comer pimenta, ela pode ser acrescentada em vários pratos quentes.
Água gelada
A água gelada, quem diria, é uma boa auxiliar nos processos de emagrecimento. Quando a pessoa ingere água gelada, o organismo gasta mais energia para elevar a temperatura ao ideal par ao organismo humano, que fica entre 36° e 37º. De acordo com informações veiculadas, a ingestão de oito copos de água gelada por dia aumenta gasto calórico em até 200 calorias.
Chá Verde
O chá verde gera um estimulo metabólico que faz com que o organismo utilize a gordura corporal como fonte de energia, o que reduz o peso. Para conseguir esse efeito, basta ingerir cinco xícaras do chá por dia, preferencialmente até às 18 hs, para evitar quadros de insônia.