Dieta

Aposte nos Vegetais Brancos!

By  | 

É interessante que até os alimentos têm moda relacionada à cor. Já notaram? Há quem diga que as frutas vermelhas são as melhores, enquanto outros sustentam que os vegetais verdes – e quanto mais escuros, melhores!- é que são bons, mas  quase ninguém fala dos alimentos brancos.

De modo geral, a recomendação é de que o prato seja colorido em todas as refeições, o que abrange, é lógico, alimentos de cor branca, pois quanto mais cores têm no seu prato, mais rico em nutrientes ele é e mais benefícios ele proporciona para a sua saúde.

Falando especificamente dos vegetais “brancos”, deve-se lembrar que eles, assim como os outros vegetais, são fontes de nutrientes importantes como o potássio, as fibras, a vitamina C e o magnésio. Mas quais são os vegetais e alimentos brancos? Existem inúmeros, como os cogumelos, a cebola e a couve flor, por exemplo.

A cebola, por exemplo, é rica em potássio e contém adenosina, uma substância que impede a formação dos coágulos, sendo importante na prevenção de ataques cardíacos, do entupimento das artérias e demais danos causados pelo colesterol alto. Além disso, a cebola é benéfica para casos de pressão alta.

Nabo Corel Stock Photo Fruits and vegetables

Já os cogumelos, que chegaram no Brasil por volta de 1950, é tido como um amigo da saúde e da boa forma, isso porque eles ajudam nos processos de emagrecimento, auxiliam no controle do colesterol e, de quebra, previnem as doenças cardiovasculares.

Além disso, são muito nutritivos, ricos em vitaminas, inclusive as do complexo B,  em ácido fólico, em fibras, em fósforo, em proteínas e em outros nutrientes essenciais. Vale lembrar, aqui, que as vitaminas do complexo B ajudam na manutenção tanto da saúde física quanto da saúde mental, e que o cogumelo, de modo geral, ajuda na manutenção dos tecidos, fortalece os ossos e os dentes, ajudam no funcionamento intestinal, reduzem a absorção de gorduras pelo organismo, aumenta a sensação de saciedade, previnem as doenças  degenerativas e são importantes no tratamento de doenças como o lúpus, a hepatite e o câncer, por exemplo.

Já a couve flor é rica em minerais e em vitaminas, como a vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B5, Vitamina C, cálcio, fósforo, magnésio, ferro e silício. Como é pouco calórica e de fácil digestão, é indicada para quem deseja perder ou manter peso. O melhor é que é um alimento que pode ser consumido por qualquer pessoa, em qualquer idade, sem restrições. Alguns estudos, aliás, sustentam que a couve flor  aumenta a capacidade do fígado de neutralizar substâncias tóxicas graças a presença dos glicosinolatos e tiocianatos.

Interessante que um estudo recente colocou a batata na categoria dos alimentos brancos, mesmo ela sendo amarela. E esse mesmo estudo demonstrou que a batata não é tão maléfica quanto se pensava, já que é rica em aminoácidos e proteínas, além de potássio e vitamina C. O problema, na verdade, não é a batata, é como ela é feita!

Enfim, os alimentos brancos, assim como os demais, são ricos em nutrientes essenciais para o organismo e devem sim,  fazer parte da dieta.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: [email protected] @blogdakika

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!