Filhos

Filhos: cuidados a seguir no momento de educar

By  | 

Sabemos que os filhos, precisam dos pais para entender algumas coisas da vida, mas como pais também são humanos, às vezes pode pecar em algo que tentam ensinar. Siga algumas dicas de como lidar de forma correta com seus filhos.

Saiba o que falar no momento de repreender o seu filho.

Nada de ficar discutindo com o seu parceiro na frente dos filhos. Converse com a pessoa que ajuda a criar seu filho, antes de passar a informação para a criança. Assim você não confundirá o que ele precisa seguir. É preciso que nesse momento, a pessoa que vai falar com a criança, seja firme, mas sem desautorizar o companheiro ou companheira. Discutir na frente das crianças pode acabar causando alguns traumas para a criança.

LEIA TAMBÉM: Filhos: benefícios de brincadeiras ao ar livre

Cuidado com as recompensas.

As crianças precisam de sua presença. E compensar dando presentes ou dinheiro, não fará com que você esteja presente na vida dos seus filhos. Faça uma agenda, e procure um tempo, para dar atenção para seu filho. Ele até pode gostar de ganhar presentes, mas nada que possa ser comparado com a presença dos pais. Só assim você poderá cobrar algo deles, e também poderá saber quem eles são, o que eles pensam, o que precisam. Ter um filho é abrir mão de algumas coisas na vida. E saber que precisamos dar atenção para eles.

LEIA TAMBÉM: Filhos: bullying e cyberbullying aprende-se em casa a não seguir esse caminho!

Quando você disser algo, ou prometer um castigo. Lembre-se de não voltar atrás. Nada de ficar fazendo ameaças para que as crianças façam o que você quer, e acabar não cumprindo o que foi dito. Ele passará a perceber essa sua atitude, e não fará o certo, porque sabe que você não vai cumprir com o que disse. Se precisar de um castigo, dê o castigo. Se a criança não vai poder fazer algo, não abra mão depois!

Não diga sim sempre!

Seu filho não será menos feliz porque você disse um não para ele. Pelo contrário ele saberá que a vida precisa de limites. Por isso, se tiver a necessidade de dizer não para algo, diga sem medo! Se ele receber sim sempre, não entenderá quando a vida disser não um dia para ele, por isso é importante que você o prepare desde cedo.

LEIA TAMBÉM: Filhos: O que podemos aprender com eles

Mostre a eles que você também pode errar!

Pais são seres humanos, e quando erram precisam reconhecer. Por isso, não tenha medo de errar, e nem de dizer isso a eles. Explique de forma simples, para que a criança entenda, quando você errar.
É preciso educar os filhos desde cedo. E seguir alguns bons exemplos do que pode ter dado certo. Cuide para não transferir para seus filhos, algo que tenha ficado traumatizada da sua infância, lembre que eles são outras pessoas, e não precisam pagar pelos erros dos avós. Faça as escolhas certas, para que seus filhos possam entender a realidade sobre a vida.

Rate this post

Jornalista, apreciadora de alguns mundos paralelos e pessoas diferenciadas. Escritora há pelo menos 10 anos. Com sonhos na cabeça e vontades de realizar. Gaúcha. No momento trabalha ajudando as pessoas a serem melhores tanto na parte física, quanto emocional. Com convicções muito concretas sobre a vida, e o amor. Ama as palavras, as letras e as pessoas. Pois acredita que cada um tem algo a ensinar.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!