Saúde

Modificações Relacionadas à Depressão

By  | 

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, a depressão é uma doença que atinge mais de 350 milhões de pessoas em todo o mundo. É, pois, a grande doença do século, que afeta pessoas de todas as idades, raças e lugares.

Apesar de ter sim influência do fator genético, pois quem tem histórico de depressão na família tem mais chances de, sob determinadas circunstâncias, desenvolver a doença, é fato que hábitos comportamentais também favorecem o aparecimento ou agravamento do problema.

São inúmeros os “sinais” de que algo não vai bem e de que a depressão pode tomar conta, por isso fiquem atentos aos sinais abaixo, e caso os identifique, procure ajuda médica o quanto antes.

Modificação no Padrão Alimentar

A alimentação, além de gerar satisfação física e nutrir o organismo, é também uma forma de gerar sensações de prazer e, de modo geral, quem apresenta quadros depressivos tende a comer cada vez menos, pois ela não tem motivação nenhuma para se alimentar, já que esse ato não aplaca o seu vazio emocional.

o-que-e-de_1352910021354

Modificação do Sono

 O sono é de vital importância para o e equilíbrio orgânico, e quem dorme pouco, ou dorme mal, tem muito mais chances  de desenvolver problemas relacionados à depressão, já que põe em risco toda a programação do organismo. Ao dormir, o organismo “descansa”, e isso é essencial para o seu funcionamento, mas também libera alguns tipos de hormônio, modifica a temperatura corporal bem como a atividade cerebral, e interromper esse ciclo pode ser traumático para o organismo, sobretudo se essa interrupção for constante.

Nesses casos, de perda constante do sono ou mesmo de insônia, há um favorecimento aos quadros depressivos, pois a insônia, por si, já está relacionada a alguns problemas psíquicos e também orgânicos. Um dos critérios mais citados nas avaliações de quadros depressivos é justamente a insônia, e ela leva, ainda, ao agravamento das modificações no humor, que é outro sintoma da depressão.

Modificação do Humor

A depressão, em todos os seus níveis, está relacionada às variações de humor. Em muitos casos, a sensação de tristeza é dominante, mas, em outros, como na depressão bipolar, por exemplo, o indivíduo oscila entre a tristeza profunda e a euforia exacerbada, sendo que esse quadro persiste durante  longos períodos.

As mudanças de humor fazem parte da vida de todas as pessoas, mas existem limites tênues que mostram se elas são normais ou patológicas.

Essas mudanças de humor, a longo prazo, tendem a piorar a tendência ao isolamento e a solidão, que também são características da depressão.

Esse isolamento acaba atingindo diretamente a vida pessoal e profissional, o que é um problema, porque o isolamento em si não é um mal, desde que seja temporário, podendo até ser benéfico, mas a partir do momento em que ele é usado como escudo para não interagir com as pessoas ou para se proteger delas, é preciso cuidado.

Mudanças Comportamentais

O depressivo muda o comportamento completamente, ele se isola, ele sofre antecipadamente, ela se sente inferior e ela acha que está sendo julgada e criticada o tempo todo.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br @blogdakika

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!