Imunidade baixa é problema sério, mas que pode ser evitado com uma dieta simples, mas equilibrada, já que os alimentos são ricos em tudo o que o organismo precisa para manter as defesas nas alturas.
O Que Evitar?
Primeiro, é preciso evitar alimentos ricos em açúcar, em gorduras e, também, o álcool, que interfere em inúmeras respostas imunológicas. As gorduras são prejudiciais, nesse caso, pois reduzem a atividade das células protetoras, o que interfere negativamente na resposta imunológica do organismo. Já o açúcar interfere no poder que as células de defesa do sangue possuem de destruir as bactérias.
Aposte na Vitamina C!
A vitamina C é um antioxidante poderoso, que aumenta a nossa resistência e, consequentemente, aumenta a atividade imunológica. Alimentos ricos em vitamina C são o limão, a laranja, a acerola, a goiaba, o morango, o caju, o brócolis, o pimentão vermelho e os vegetais folhosos, dentre outros.
Ácido Fólico É Essencial!
O ácido fólico, muitas vezes esquecido, ajuda na formação dos leucócitos e são indispensáveis para a defesa do organismo. É possível encontrar esse nutriente no feijão, no brócolis, no espinafre, no cogumelo e no fígado.
Vitamina A e Selênio
Ambos possuem ação anti-inflamatória e protegem o organismo. Alimentos como fígado, melão, brócolis e cenoura são ricos em vitamina A, enquanto que os frutos do mar, a cebola, o alho e os cereais integrais são ricos em selênio.
Zinco
O zinco melhora a imunidade, combate gripes e resfriados, e deve ser consumido diariamente. Alimentos como cereais integrais, lentilha, ervilha, carne, sementes, castanhas e leguminosas são boas fontes de zinco.
Vitamina E
A vitamina E é antioxidante e retarda a diminuição da atividade imunológica comum na velhice. É encontrada em óleos vegetais, castanhas e amêndoas.
Ômega 3
Presente no atum, no azeite e no salmão, dentre outros, o ômega 3, a gordura do bem, mantém as inflamações bem longe, auxiliando na estabilidade da imunidade do organismo.
Carotenóides e Probióticos
Os cacotenóides melhoram o sistema de defesa do organismo, já que ativam o sistema imunológico. Eles podem ser encontrados em frutas e verduras amarelas, vermelhas e laranjas. Os probióticos, que já falei muito por aqui, são um tipo de bactéria benéfica que turbinam o sistema imunológico e estão presentes em alguns leites fermentados e iogurtes.
Alimentos do Bem
Gengibre: além de fortalecer o sistema imunológico, o gengibre, que é rico em vitamina C e vitamina B6, tem ação bactericida, protegendo o organismo.
Tomate: o tomate é rico em licopeno, combate os radicais livres e ajuda a evitar doenças cardiovasculares.
Pimenta: rica em betacaroteno, que transforma-se em vitamina A, a pimenta ajuda na proteção do organismo.
Cogumelos: rico em selênio, o os cogumelos são potentes antioxidantes que combatem os radicais livres e melhoram a imunidade.
Alho e Cebola: além de ser fonte rica de selênio e zinco, o alho possui ação imunoprotetora. Já a cebola contém quercitina, que potencializa o sistema imunológico.
O que não faltam são opções para turbinar o sistema imunológico, mas vale ressaltar que existe a opção dos suplementos, que cumprem bem a função!