Chás são sempre bem-vindos e podem ajudar em muitos problemas de saúde, o que é ótimo, porque além de facilmente encontrados são, de modo geral, baratos. Confiram alguns que, de tão úteis, é preciso ter sempre em casa!
Chá de gengibre
O chá de gengibre é digestivo, acelera o metabolismo, mas, acima de tudo, é anti-inflamatório, e um dos melhores que existem. Por isso, ajuda a evitar e combater inflamações diversas, combate cólicas e gases e, de quebra, é muito eficiente para fazer cessar os enjoos, inclusive em mulheres grávidas.
Chá de Camomila
A camomila possui ação calmante e relaxante, sendo, por isso, indicada para casos de insônia, nervosismo e ansiedade. Além disso, ameniza as cólicas menstruais e dores de cabeça, podendo ser tomado inclusive por bebês. Se misturada a outras ervas, o seu poder sedativo aumenta.
Chá de erva cidreira
Muito saboroso, este é um chá calmante, relaxante, que induz o sono e ajuda, ainda, em problemas digestivos, sendo muito indicado para quem tem dificuldades para dormir e para quem costuma ter azias e gases após as refeições.
Chá de alecrim
O alecrim é considerado um tônico para o fígado e possui múltiplas funções: é desintoxicante, antifúngico, digestivo, antiespasmódico e anti-inflamatório. Assim, combate cólicas, tanto a renal quanto a menstrual, e também combate a cândida, fungo que é o terror de muitas mulheres. Para completar, aumenta a sensação de saciedade, sendo um excelente coadjuvante na perda de peso.
Chá de Hortelã
A folha do hortelã é antifúngica, assim como o alecrim, e antiparasitária, auxiliando no combate de fungos e bactérias que atacam o intestino. É ótimo, ainda, para combater azia e gases, vez que é um chá digestivo.
Chá de erva doce
Um dos chás mais conhecidos e utilizados, inclusive por bebês, é muito relaxante e atua no combate a cólicas e gases.
Chá de limão
Rico em vitamina C, o limão tem ação alcalinizante no organismo, o que significa que deixa o pH do sangue exatamente como ele deve ficar para evitar perda de nutrientes e garantir o correto funcionamento do organismo.
O chá feito com a casca é altamente desintoxicante e, se usado com mel, ajuda em casos de gripes e resfriados.
Chá mate
Muito usado no sul do país, o chá mate é antioxidante potente e possui ação termogênica, o que acelera o metabolismo, auxiliando no emagrecimento, e combate o envelhecimento precoce. É preciso tomar cuidado apenas com o seu consumo excessivo, vez que contém cafeína, o que faz dele um chá estimulante, que aumenta a circulação.
Como preparar os chás?
Os chá são, sim, muito benéficos, mas a forma de preparo é de essencial importância para que se possa aproveitar totalmente os benefícios que eles proporcionam. O ideal é primeiro deixar a água ferver e assim que “levantar fervura”, desligar o fogo e acrescentar duas colheres das de sopa para cada litro de água. Feito isso, deve-se abafar o chá por cinco minutos e coar em seguida. O que não pode, nunca, é reaquecer os chás, pois eles perdem suas propriedades.