Saúde

Lecitina de Soja: Um Bálsamo Para a Sua Saúde

By  | 

Lecitina de Soja, Conhece?

Inicialmente a lecitina mais utilizada era a da gema do ovo, mas hoje a lecitina de soja ocupa lugar de destaque no mercado, que é obtido através do processo de moagem e aquecimento do grão da soja, de onde são retirados tanto o óleo quanto a lecitina.

A lecitina de soja pode ser ingerida em forma de cápsulas, que é a forma mais usual, ou desidratada.

Ajuda a Emagrecer e Reduz o Colesterol!

A lecitina é capaz de auxiliar na absorção das gorduras do organismo, sendo, por isso, relacionada à redução do colesterol e do risco de aterosclerose. Estudos, inclusive, vêm sendo feitos para avaliar esses efeitos e os resultados se têm mostrado bastante positivos.

Um benefício muito interessante da lecitina de soja diz respeito tanto a manutenção quanto a redução do peso, já que ela age no metabolismo da gordura, permitindo que as mesmas sejam distribuídas de maneira uniforme na corrente sanguínea.

Capturas de tela60

Além disso, é considerada diurética, o que ajuda em casos de retenção de líquidos e celulite.

Protege rins e fígado!

Em casos de “fígado gordo”, que é quando ocorre o aumento do índice de gordura por falha na produção de lecitina, a suplementação de lecitina ajuda a regularizar o quadro .

É boa para o cérebro!

Muita gente não sabe, mas cerca de 25% do peso do nosso cérebro seco é lecitina pura, sendo que ela é encontrada no micelum que envolve tanto o cérebro quanto os nervos.

Há indícios de que em casos de estresse ou grande pressão mental os níveis de lecitina sejam reduzidos por ser usada como fonte de energia.

Indicada para Diabéticos

Para quem sofre de diabetes, é importante salientar que a lecitina ajuda a prevenir os sintomas secundários da doença e pode até mesmo reduzir a necessidade do consumo de insulina.

Outros benefícios

Além disso, a lecitina, supostamente ajuda em casos de psoríase, cansaço após atividade física e também na velhice, pois a lecitina contém colina, que pode ajudar a combater a demência e os problemas de memória.

Há relatos de que pacientes que sofreram de esclerose múltipla continham baixos teores de lecitina, o que indica que o seu uso pode ajudar nesses casos.

Em muitos lugares a lecitina de soja é utilizada como um tônico geral, que ajuda a controlar o colesterol e a manter o organismo e a mente funcionando corretamente.

De modo geral, a lecitina é utilizada para proporcionar mais energia e vigor físico, aumentar o poder cerebral e prolongar a memória, ajudar a manter o sistema nervoso funcionando corretamente, suavizar as artérias, purificar os rins e purificar o fígado.

Como Usar?

A forma mais usual de consumir a lecitina de soja é em cápsulas, em concentrações que variam de  0,5 até 1 grama por dia, podendo chegar, em alguns casos, até dois gramas por dia, dependendo das necessidades do paciente e da indicação de um médico.

Onde Encontrar?

Cápsulas de lecitina de soja são facilmente encontradas em lojas de produtos naturais e em farmácias de manipulação, o que as torna bastante acessíveis.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: [email protected] @blogdakika

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!