Saúde

Verrugas: O Que São e Como Tratar

By  | 

As verrugas  apavoram muita gente, e não é para menos, já que são visualmente comprometedoras. Mas o que são e como surgem, afinal?

As verrugas nada mais são que um crescimento irregular benigno que é causado por infecção viral na pele ou nas mucosas. Sim, as verrugas são causados por vírus! E esses vírus fazem parte da família do Papiloma Vírus Humano, o famoso HPV.

Seu aspecto varia muito e depende do local onde ela surgiu, mas apresentam coloração “cor de pele” e textura áspera. Em alguns casos elas podem ser macias ou escuras.

São vários os tipos de verruga, como as citadas abaixo:

Captura de tela inteira 01072013 204016

1- Verruga Vulgar

A verruga vulgar é a mais comum e tende a surgir em áreas onde há trauma constante, como na região próxima a cutícula, nos dedos e no dorso das mãos.

O tratamento, quando surgem em crianças, envolve o uso diário de pomadas à base de ácido salicílico. Pode-se, ainda, usar semanalmente, em consultório médico, cantaridina, que leva a “morte” da verruga.

Outra opção, geralmente utilizada em adultos, é a crioterapia, que é o “congelamento” da verruga, e a eletrocirurgia, que queima a verruga e a remove em uma única sessão, apesar de ser um pouco mais dolorosa.

2- Verruga Filiforme

A verruga filiforme é mais comum em pessoas idosas e a lesão formada se assemelha a um “dedo” projetado na pele.

3- Verruga Perigungeal

As verrugas perigungeais são verrugas vulgares que surgem ao redor das unhas.

4- Verruga Plana

Esse tipo de verruga tende a ser plana e macia, ao contrário da grande maioria das verrugas. Elas se apresentam em grandes quantidades, podendo surgir até 100 delas ao mesmo tempo, e em qualquer parte do corpo, sendo mais comum nas pernas e na face.

5- Verruga Plantar

A verruga plantar é comum na sola dos pés, e tendem a não formar uma alteração muito saliente, já que a pressão exercida pelo ato de caminhar acabam por achatá-las, o que acaba causando uma dor intensa na sola dos pés, já que elas são empurradas para dentro da pele.

Quando não são achatadas e conseguem crescer, tendem a formar mosaicos na sola dos pés.

O tratamento aqui é mais difícil justamente porque elas estão localizadas abaixo da superfície da pele, mas inclui adesivos de ácido salicílico e cirurgias, como a eletrocirurgia e a cirurgia a laser.

6- Verrugas Genitais

As verrugas genitais são localizadas na região genital e peri-anal, aparecendo geralmente ao lado das mucosas e possuem tamanho e coloração diversas.

Geralmente são difíceis de tratar e envolve o uso de ácidos, a crioterapia e, em alguns casos, o tratamento cirúrgico.

Como tratar as verrugas?

As verrugas são bem comuns nas crianças, e tende, nessa fase, a desaparecer de forma espontânea, sem demandar tratamentos. Contudo, como as verrugas podem “migrar” para outras partes do corpo ou mesmo para outras pessoas, é necessário tratar mesmo as crianças, para que isso não aconteça.

Nos adultos as verrugas costumam ser mais resistentes e não desaparecem facilmente, de modo que seu tratamento é necessário e vai variar de acordo com as características das verrugas.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: [email protected] @blogdakika

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!