Saúde

Ioga: Benefícios Para o Corpo e Para a Mente

By  | 

Já é fato incontestável que a ioga é benéfica para a saúde da mente e do corpo, que relaxa, que acalma, que melhora o sono e a postura, dentre muitas outras coisas. Ocorre que, até pouco tempo atrás, não se sabia ao certo, quais os motivos para isso, já que não haviam estudos com comprovação biológica para tal fato.

Mas, estudos realizados na Universidade de Oslo comprovaram que a prática da ioga gera um efeito imediato nas células do sistema imunológico, o que, até então, não se sabia.

Outras pesquisas demonstraram que a ioga ajuda a relaxar, a combater a insônia, o estresse, a reduzir as dores nas costas, a aliviar a ansiedade e a depressão, a melhorar a saúde óssea e até a reduzir os males cardíacos.

E o que antes era um mistério, foi desvendado nesse último estudo, que demonstrou o impacto da ioga no sistema imunológico. Foram estudados dez participantes que se submeteram a um retiro de ioga pelo período de uma semana, onde foram realizados exercícios respiratórios, exercícios de ioga e meditação.

Ioga

Cumpre ressaltar, aqui, que antes e depois das sessões de ioga, que duravam quatro horas cada, cada participante foi submetido a exames de sangue.

Os resultados demonstraram que a prática da ioga mudou a expressão de nada menos que 111 genes em células do sistema imunológico. Só para ter uma noção do quanto isso é importante, outras terapias consagradas e até exercícios, como a caminhada, por exemplo, geram alteração na expressão de apenas 38 genes.

O que isso significa é que os efeitos benéficos já citados aqui anteriormente possuem um componente integrante ao nível molecular, que é imediatamente acionado com a prática da ioga e se mantém estável a longo prazo.

Além desses, outros estudos foram feitos, como um realizado na Universidade da Califórnia, Los Angeles, que comprovou que uma determinada meditação da ioga, a Kirtan Kriya, é eficaz para reduzir o estresse de indivíduos que cuidam de pessoas e parentes doentes, o que é uma grande descoberta, já que mostra os benefícios da meditação sobre o corpo e a mente.

O estudo despertou tanto interesse que os cientistas e pesquisadores  resolveram estudar a forma como esse processo ocorre.  Os resultados demonstraram que a meditação consegue agir acalmando os mecanismos biológicos que atuam como verdadeiros alertas sobre o sistema de inflamação do organismo humanos, o que comprova que o organismo, com a prática desse tipo de meditação e exercício, fica mais saudável.

Os estudos que confirmaram esses resultados duraram oito semanas de pesquisa com duas equipes de participantes, separadas entre os que meditaram diariamente e os que relaxaram e escutaram músicas, sem praticar a meditação.

Para garantir a certeza dos resultados, todos os participantes, dos dois grupos, passaram por exames sanguíneos e, no fim, concluiu-se que o grupo que praticou a meditação possuía uma quantidade de proteínas inflamatórias muito menor do que o grupo que não meditou.

Assim, restou comprovado não só o quanto  a ioga beneficia o organismo das mais diversas formas, mas também como esse benefício acontece.

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br @blogdakika

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!