Diferentes tipos de dietas não faltam. A cada dia aparece uma nova dieta baseada em determinado tipo de alimento, mas como sabemos, as dietas não são uma receita fixa, logo não é possível que dê certo da mesma maneira para todas as pessoas, pois cada organismo tem seu metabolismo que pode responder de maneiras diferentes.
Quem são os frutarianos?
Os frutarianos são um subgrupo dos vegetarianos que comem somente as frutas das plantas. Essas frutas incluem também os grãos, nozes, sementes, feijões, ervilhas, pimentas, tomates e abóboras.
E sua dieta?
A dieta frutariana baseia-se no princípio que as frutas são uma dádiva da natureza e constitui o mais perfeito tipo de alimento para o homem, já que a fruta é um alimento completo e que tem muito do que você precisa para se alimentar adequadamente, nas proporções corretas.
Alguns exemplos de frutas consumidas pelos frutarianos são: abacaxi, manga, banana, abacate, maçã, melão, laranja, tomate, frutas secas como nozes, caju, castanhas e sementes.
Atente-se…
A dieta frutariana é muito difícil de seguir e, em longo prazo, os frutarianos geralmente sofrem problemas de saúde causados por deficiência nutricional. Por isso, como qualquer outra dieta deve ser acompanhada por um profissional, o mesmo provavelmente recomendará o consumo de suplementos vitamínicos, contendo vitamina B12.
Bem, essa dieta frutariana, para muitas pessoas que a seguem, não é apenas considerada uma simples dieta, mas sim um estilo de vida. Um frutariano rejeita todo tipo de comida cozida e considera não saudável para o indivíduo e poluente para o ambiente. Segundo eles, ao comer apenas frutas cruas, os mesmos estarão livres de todas as más conseqüências dos vícios da comida cozida, incluindo toda a violência contra as formas de vida e não estará contaminado pelos venenos dos corpos de animais mortos.
Ingerir frutas é muito recomendado, inclusive pelos médicos, mas tudo que é em excesso pode causar algum problema e abdicar de todos os outros tipos de alimentos, também não é algo recomendado, justamente pela falta de algum tipo de nutriente a ser consumido.
Então, como em qualquer outra dieta a seguir, lembre-se de procurar orientação diretamente com um profissional da área de saúde, pois assim você saberá realmente se esse estilo de dieta se adequará a seu organismo de maneira eficaz e saudável.