Dieta

Tapioca, ter ou não ter em sua dieta alimentar?

By  | 

Você já ouviu falar ou já experimentou tapioca? Trata-se de uma iguaria tipicamente brasileira, originária no Norte e Nordeste brasileiro. Tem origem indígena e é feita com a fécula extraída da mandioca.

Seu preparo é conhecido como um tipo de massa de panqueca ou crepe, recheado com doce ou salgado. O tipo mais tradicional de seus recheios são com coco e queijo coalho.

tapioca

Tapioca x dietas

A tapioca passou a ser um dos alimentos queridinhos nas dietas, mas deve ser consumido moderadamente e com muito cuidado para não surtir efeito contrário, pois é um alimento calórico e rico em carboidratos.

Para utilizar a tapioca no emagrecimento é interessante usá-la para substituir alguma das principais refeições diárias, como o café-da-manhã, o almoço ou o jantar e devemos lembrar de consumir apenas 1 unidade do alimento.

Quando usada em substituição aos pães, por exemplo, ela tende a emagrecer, pois além de ser menos calórica do que o pão, ela não possui uma substância chamada giladina que o pão tem e é responsável pelo aumento da gordura abdominal.

Se você tem mesmo interesse em adicionar a tapioca a seu cardápio de dieta, acrescente chia, esse grão rico em fibras fará com que você emagreça ainda mais, além de auxiliar também na diminuição do índice glicêmico e a inflamação do organismo. Possui vitaminas do complexo B que são muito importantes para nossa saúde.

Outro ponto positivo que podemos destacar da tapioca é que ela não contém glúten. Dessa maneira pode ser consumida tranquilamente por pessoas celíacas e, aliás, também é muito indicada para diabéticos.

Esse alimento tão gostoso ainda é livre de gorduras e açúcares e possui baixo teor de sódio.

No preparo

Devemos nos atentar em seu preparo, quanto aos recheios que vamos escolher, pois os recheios doces, por exemplo, são os mais perigosos para as dietas. Nesse caso, o ideal é optar por geléias sem açúcar, pasta de amendoim fitness ou frutas, como banana.

Já para os recheios salgados, uma boa pedida para não sair da dieta é o atum, queijo branco, cottage e carnes magras, como peito de peru e frango desfiado.

Segundo os endocrinologistas, não devemos consumir líquidos juntamente com a tapioca, pois isso acelera o processo de saciedade e pode nos dar fome antes do tempo. O mais indicado, de acordo com os médicos, é tomar um suco ou um chá apenas meia hora depois do consumo da tapioca.

Aproveite as dicas e emagreça saboreando essa deliciosa iguaria!

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: [email protected] Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Content is protected !!