Categories: Bem-estar

Qualidade de Vida: Você Tem?

Rate this post

Para falar de qualidade de vida é preciso, primeiro, falar de saúde, que nada tem a ver com a ausência de doença. Saúde, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, é “o estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença e de enfermidade”.

Assim, saúde está intrinsecamente relacionada com a qualidade de vida, que é influenciada por diversos fatores, como os econômicos, ambientais, educacionais, ocupacionais e sociais.

De acordo com o exposto pela OMS, a qualidade de vida tem a ver com a percepção da pessoa em relação a sua posição na vida, incluindo aqui suas metas, expectativas e vivências dentro da cultura na qual está inserida.

Simplificando, a qualidade de vida está relacionada ao desenvolvimento humano, com como você se relaciona com a sua vida, com as pessoas que te cercam, com o seu equilíbrio mental, emocional e físico.

Tem qualidade de vida quem tem hábitos saudáveis, quem cuida do corpo, da mente, da alma, quem tem controle sobre a própria vida, quem tem tempo para si, quem se dedica a si mesmo, quem sabe, diante das mais diversas circunstâncias, manter o controle, quem vivencia o tão falado bem-estar.

Há quem entenda que padrão de vida esteja absolutamente relacionado com qualidade na vida, o que é um erro. Padrão de vida é medido pelo quanto de dinheiro e bens materiais que a pessoa possui, enquanto que qualidade de vida é medida pela forma como a sua vida é vivida, independente da classe social a qual você pertença.

Sim, há quem tenha um padrão de vida altíssimo e uma qualidade de vida péssima, e o contrário também é verdadeiro.

A qualidade de vida não significa uma vida confortável. Não significa viagens, bens materiais, carros luxuosos, closets lotados, fama, sucesso ou status social. Ela vai muito mais além, e é também mais simples e mais barata. É um sentindo de realização, de aproveitar a vida que se tem com tranquilidade, com generosidade, com alegria.

Qualidade de vida é ter tempo. Tempo para viver, tempo para realizar, tempo para não ter tempo, porque o tédio, ah, esse nada tem a ver com qualidade de vida. Quem não consegue dar atenção a todas as áreas da vida não tem qualidade de vida. Pode até ter dinheiro e sucesso, mas não existe aí o sentido de realização.

Ser viciado em trabalho não significa não ter qualidade de vida, mas ser viciado só em trabalho e esquecer todas as outras coisas, por falta de tempo, que nada mais é que questão de prioridade, significa sim, uma qualidade de vida muito baixa.

Para ter qualidade de vida é preciso rever alguns valores, rever o que realmente você quer, o que realmente te faz bem e vivenciar isso. Não se pode viver de acordo com as expectativas alheias ou com os padrões impostos, mas sim, viver de acordo com o que se acredita, se quer, se deseja. O que você quer? O que você deseja? Qual a vida que você quer viver?

Pense nisso!

Share

View Comments

  • O bem-estar absoluto é a base para a manifestação da vida plena. Estar de bem consigo mesmo e com os outros é uma necessidade essencial para que haja a proliferação das coisas boas e positivas em nossa vida. Isso porque tudo o que é bom está em sintonia com a energia do bem. Sendo assim, cultivar alegria, prazer, gratidão, amor próprio, paz interior gera em nós um bem-estar perene que oscila em uníssono com as frequências harmônicas e produtivas do cosmos.

    Por outro lado, quando nos sentimos mal, estamos inconscientemente trabalhando contra nós mesmos, como se estivéssemos sugando nossas próprias energias vitais. Então, para manifestar o bem-estar no universo e fazê-lo refletir diretamente em sua vivência, torna-se necessário eliminar os maus hábitos, concentrando todas as suas emoções nas coisas boas e positivas existentes em você e no mundo. Isso não é fácil, mas também não é impossível. É uma simples questão de mudança de hábito.

Recent Posts

Alimentos que não devem fazer parte da sua dieta

Sabemos que para termos uma vida saudável e alcançar o objetivo de ter a silhueta perfeita devemos nos prevenir e…

2 anos ago

Mito ou verdade: dietas causam problemas de visão?

Diferentes tipos de dietas aparecem diariamente, uma mais maluca do que a outra e tudo isso para acabar com aqueles…

2 anos ago

Top 5 – mitos das dietas

Sabemos que hoje em dia podemos contar com um vasto leque de novas dietas a cada instante, algumas que você…

2 anos ago

Dieta da moda. Dieta da aveia!

Sabemos que a cada segundo uma nova dieta é criada por alguém e passa a ser seguida de acordo com…

2 anos ago

Veja a melhor idade para se fazer dietas

Sabemos que de acordo com determinados momentos de nossa vida, temos diferentes preocupações e prioridades. (mais…)

2 anos ago

Precisa ir ao gineco? Atente-se ao seu corpo!

Uma coisa que toda mulher precisa saber e fazer, é uma visitinha ao seu ginecologista anualmente, pelo menos, para fazer…

2 anos ago