in

Cuidados Para as Mãos e os Pés

Cuidar da pele e do cabelo é uma delícia, fato, mas não se pode esquecer de cuidar dos pés e das mãos!

Cuidados Com as Mãos

As mãos revelam a idade, não tem jeito! Isso é fácil de entender, já que essa região possui uma menor quantidade de gordura e, com o passar dos anos, a perda de gordura nessa área é acentuada, o que acaba resultando em flacidez visível e aspecto envelhecido. No mais, as mãos ficam muito vulneráveis e mais expostas aos fatores externos, como os raios solares, o tabagismo, a água quente e o uso de produtos químicos, que intensificam o ressecamento e contribuem para o aparecimento de manchas.

Pra piorar, é muito mais difícil esconder os efeitos da idade nas mãos do que em qualquer outro lugar. Assim, o melhor a fazer é investir em cuidados que evitem, ou ao menos retardem, o envelhecimento.

Cuidados Para as Mãos e os Pés
Cuidados Para as Mãos e os Pés

Como fazer isso?

Simples, tomando alguns cuidados! Primeiro, use luvas de borracha quando for lavar a louça ou fazer faxina, e jamais dispense o filtro solar. Fazer uso de cremes hidratantes também é essencial, pois eles protegem as mãos e repõem a água perdida. Opte por ativos como a ureia, a vitamina C, o lactato de amônio e o ácido hialurônico.

Quando as mãos já apresentam sinais de envelhecimento, como manchas e flacidez, vale apostar em produtos que contenham ácido retinoico, hidroquinona, ácido glicólico e ácido fítico, dentre outras.

Cuidados Com os Pés

Outra parte do corpo que anda bastante esquecida são os pés, que suportam todo o peso do corpo e vivem expostos sem receber o menor cuidado.

Como são pouco cuidados, os pés tendem a apresentar sinais de ressecamento, muitas vezes intenso, chegando a “rachar”, o que pode ser evitado se o uso de hidratantes potentes for regular. A ureia é um dos melhores ativos para evitar o ressecamento, estando presente em inúmeras fórmulas de produtos específicos de cuidados com os pés.

Para aumentar o poder hidrante dos cremes, aplique-os após o banho e enrole os pés com papel filme plástico por, ao menos, uma hora, o que potencializa a penetração dos ativos e garante uma melhor hidratação.

Assim como nas mãos, não se pode deixar de usar protetor solar nos pés, que ficam expostos e tendem a manchar com facilidade.

Além de cuidar da beleza dos pés, não dá pra esquecer da saúde dele. É preciso ter cuidado com as micoses e com os calos. O uso de calçados de plástico não são recomendados. Além disso, é bom cuidar pra não acabar com mau cheiro nos pés, que é causado por fungos e bactérias.

Andar descalço é proibido, sobretudo em locais úmidos ou de uso público, como clubes e banheiros públicos.

Por fim, nada de sapatos apertados, que causam calos e podem prejudicar as unhas. Quando passar muito tempo com o sapato, principalmente os de salto alto, faça um escalda-pés ou mantenha os pés em água morna por um curto período de tempo para que eles “relaxem” .

São cuidados simples, mas que garantem a beleza dos seus pés e das suas mãos!

Máscara de cílios: Item de beleza insubstituível

Máscara de cílios: Saiba como potencializar o efeito e ter cílios incríveis!

exercício na terceira idade

Terceira idade: o que as pessoas dizem sobre ela, e às vezes não é verdade