Filhos

Tecnologia x crianças

By  | 

É mais fácil para os pais optarem por dar um celular, um tablet, um computador, para seus filhos, do que brincarem com eles. Mas na maioria das vezes essa opção, pode não ser a melhor.

Estamos imersos de tecnologia até o último fio de cabelo. Postamos a toda hora, momentos que aconteceram em nossa vida, fotos dos nossos pequenos, entre outras coisas. As crianças estão convivendo com essa obsessão dos pais, pelo mundo tecnológico. E a facilidade de deixar uma criança sem fazer bagunça, dando algo como um celular ou um tablet, tem sido a opção de muitos pais, que não querem ter a preocupação, de precisar brincar ou cuidar dos filhos.

Podemos sim, ter muitas vantagens em ter a tecnologia em nossas vidas, mas o universo infantil, precisa ser mais que isso. E só você que é pai ou mãe, vai poder controlar a quantidade e a idade que vão poder já entrar para o mundo virtual e tecnológico.

Tecnologia x crianças

Tecnologia x crianças

Para aqueles que não sabem direito, que idade é ideal para o seu filho ter um celular. O ideal é uma idade mais avançada, em que esse aparelho será a ligação dele com vocês. Se ele começar logo cedo, já utilizando o aparelho, pode acabar se excluindo socialmente, e passando horas dentro do celular. Sem querer se comunicar ou fazer nada diferente do que estar com o aparelho em mãos. Compre somente quando tiver a necessidade dele sair sozinho de casa. Quem faz um filho ficar dependente de tecnologia, são os pais, que incentivam desde cedo. Portanto, tenha o cuidado de dar um aparelho no momento ideal.

Alguns problemas básicos podem ocorrer se logo cedo for dado um aparelho de celular para seu filho. Crianças não sabem o que é um celular, se você não explicar. Principalmente os menores. Podem ocorrer problemas como: desenvolvimento tardio dos movimentos e dos sentidos, como a criança, não vai utilizar nada além dos dedos, ela não saberá que precisa, por exemplo, do olfato. Nesse caso, opte por dar um celular somente quando os movimentos já estiverem desenvolvidos, assim como os sentidos.

Outro problema grave que pode ocorrer se a criança, entrar muito cedo para esse mundo, é não saber o que é de verdade. Você até pode mostrar uma foto, em seu celular do que é um pássaro, ou uma montanha, ou o sol, mas a criança só entenderá de verdade o que isso é na vida real, se enxergar, dando um celular logo cedo, ela ficará dentro do celular, esquecendo do mundo a sua volta.

Além disso, para que você possa conhecer melhor o seu filho, é importante dar voz a ele, assim como é importante a brincadeira. Muitas vezes em meio a uma brincadeira, você entenderá uma dificuldade, ou algo que ele goste. Você não conhecerá suficiente o seu filho, se você e ele estiverem com o rosto dentro de um celular. A tecnologia vai ajudar em muitos sentidos, mas precisa existir a hora certa para que a criança entre para esse mundo.

Jornalista, apreciadora de alguns mundos paralelos e pessoas diferenciadas. Escritora há pelo menos 10 anos. Com sonhos na cabeça e vontades de realizar. Gaúcha. No momento trabalha ajudando as pessoas a serem melhores tanto na parte física, quanto emocional. Com convicções muito concretas sobre a vida, e o amor. Ama as palavras, as letras e as pessoas. Pois acredita que cada um tem algo a ensinar.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!