Na Inglaterra o famoso chá das 17 hs é tradição nacional e está presente em todas as casas, das mais humildes às mais luxuosas. Na china, assim como em alguns outros países orientais, o hábito de tomar chá está relacionado ao relaxamento, a observação e ao contato com a natureza. O Brasil, como se sabe, sempre foi o país do cafezinho, mas agora, ao que parece, está se rendendo ao poder dos chás.
É, eles caíram mesmo no gosto popular. Se antes o chá era considerado “coisa de doente” ou “coisa de velho”, hoje é a bebida do bem estar, aquela que faz parte do estilo de vida saudável que boa parte das pessoas busca.
Chás da Camellia Sinenses
Os chás da camellia sinenses são dos mais consumidos em diversas partes do mundo, dividindo-se em branco, verde, vermelho e preto.
Chá Verde
Para fazer esse tipo de chá, estende-se ao sol ou em um ambiente fechado com ar quente as folhas da camellia sinenses até que elas fiquem murchas e amaciadas. O resultado desse preparo é um líquido amarelo esverdeado de sabor adstringente.
Apesar do boom do chá verde por aqui, o chá mais consumido, dos derivados da camellia sinenses (vermelho, preto, verde e branco), é o chá preto. Apesar disso, estudos comprovam que o chá verde possui altos teores de substâncias antioxidantes, como os polifenóis, que neutralizam os radicais livres, evitam a degeneração das células e evitam o envelhecimento precoce. Para completar, ajuda na queima de gorduras.
Chá Branco
O chá branco é, que é o mais raro dentre os derivados da folha da camellia sinenses, o que possui o sabor mais apreciado pelos consumidores, já que seu preparo é feito com a secagem de brotos de uma certa variante da camellia sinenses. Os benefícios são muitos, e vão desde a redução dos risco de doenças cardíacas, até o combate da artrite reumatoide, passando pelo retardo da perda de colágeno e pelo combate ao envelhecimento.
Chá de Camomila
Muito utilizado para acalmar, o chá de camomila faz parte da “farmácia natural” dos brasileiros, sendo indicado para relaxar e para combater a ansiedade e a insônia.
Chá de Erva Doce
Mais um chá bastante utilizado pelos brasileiros, o chá de erva doce é certeiro para tratar cólicas infantis.
Chá de Oolong
Tradicional chá chinês, é semifermentado, de sabor suave e delicado e muito utilizado por suas supostas propriedades emagrecedoras.
Chá de Boldo
Para má digestão, diz a sabedoria popular, o chá de boldo é a solução! Apesar do sabor forte e amargo, é tradicional no tratamento de problemas estomacais.
Chás Aromatizados
São milhares os tipos de chás disponíveis, e cada cultura têm os seus preferidos, mas, os utilizados para “relaxar”, para contemplação, são, geralmente, aqueles de sabor mais leve e suave, que podem até ser feitos a partir da misturas de chás mais fortes, como o chá preto ou verde, por exemplo, desde que se adicione ervas, especiarias, pedaços de frutas, aromas naturais e aromas extraídos de flores, como o jasmim, por exemplo.