in

Gastrite Nervosa: O Que É E Como Tratar?

A vida que levamos hoje, com esse corre corre danado, cheia de estresse, sem tempo para nada, sequer para se alimentar direito, prejudica e muito o nosso bem-estar e a nossa saúde, é claro. E um dos órgãos que mais sofre com isso é o nosso estômago.

Tudo isso acaba levando ao quadro da gastrite nervosa, mal que acomete uma quantidade absurda de gente, sobretudo mulheres, e que tem origem no estresse, na tensão, na ansiedade e em outros problemas de fundo nervoso.

Além do estresse, sabe-se que o consumo excessivo de café, refrigerantes e alimentos gordurosos ajuda a complicar a coisa, que ainda não possui suas causas explicadas claramente pela comunidade científica.

Qual a Diferença da Gastrite Clássica para a Gastrite Nervosa?

O que difere esses dois tipos de gastrite é que a gastrite nervosa está relacionada a fatores emocionais, enquanto que a gastrite clássica pode ter como causa o uso excessivo ou prolongado de medicamentos, bactérias (Helicobacter pylori ) e pelo consumo de bebidas alcoólicas.

Captura de tela inteira 04042013 175437

Além disso, enquanto a gastrite “clássica” afeta a mucosa estomacal causando uma inflamação, a gastrite nervosa não provoca nenhuma alteração visível nas paredes estomacais. É o chamado “mal invisível”, que só é possível de ser detectado quando, após exclusão de outros possíveis problemas, a dor na boca do estômago persiste.

Quais os Sintomas?

De modo geral, os sintomas começam com uma “queimação” na garganta que parece “subir e descer”, causando azia, enjoos, vômitos, perda do apetite, dificuldade de digestão, arrotos, gases e dor no estômago.

Na presença desses sintomas é essencial procurar um médico para investigar as causas desses sintomas.

Como Tratar?

Como as causas são basicamente emocionais, o tratamento passa, é claro, pelo controle das emoções e do estresse, que é quem vai eliminar as causas.

Já os sintomas podem ser tratados com medicamentos que provoquem alívio, mas é essencial mudar alguns hábitos, quais sejam:

1- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas, que irritam a mucosa estomacal.

2- Reduzir o consumo de café e, em casos de crise, evitar completamente o consumo, já que a cafeína irrita o estômago.

3- Excluir o cigarro da sua vida, já que ele ajuda na produção de ácido no estômago.

4-  Reduzir e, se possível, excluir definitivamente o consumo de refrigerantes e bebidas gaseificadas, que irritam o estômago.

5- Frutas ácidas, como a laranja e a tangerina, por exemplo, devem ser evitadas.

6- O consumo de molhos condimentados e apimentados deve ser evitado, assim como alimentos ricos em gorduras e as frituras, que são considerados irritantes gástricos.

7- Evite, durante as crises, o consumo de leite, já que ele aumenta a irritação.

Durante as crises é importante fazer refeições leves, sem gordura, sem frituras, sem cafeína, sem muito tempero ou condimentos, bem como qualquer outro ingrediente que possa irritar a mucosa intestinal.

É importante evitar, também, comer grandes quantidades de comida, ficar muito tempo sem se alimentar e  tomar líquidos durante as refeições.

As medidas são simples, mas ajudam bastante em casos de gastrite nervosa, que não causa grandes danos ao organismo, mas incomoda muito.

10 dias para livrar-se dos problemas.

Estilo de vida inadequado é uma das principais causas de infarto no mundo