Os diversos tipos de terapias das cores existem desde tempos imemoriais, sendo comprovado cientificamente o seu poder de influenciar as pessoas, mesmo que elas sejam cegas ou não consigam distinguir as cores. Assim, se sabe, por exemplo, que a cor rosa consegue neutralizar a agressividade e que o azul tranquiliza e acalma.
De todos esses sistemas de cura através das cores, como a cromoterapia, a Aura Soma é, supostamente, o mais completo, já que está relacionada com antigos sistemas de sabedoria, como o I Ching, a Cabala, os Chakras e o Tarô.
Mas O Que É, Afinal, A Aura Soma?
Levando-se em consideração o estudo do nome a aura soma significa corpo de luz. A aura, como se sabe, é o campo eletromagnético que circunda todos os seres e a “soma” é uma palavra do grego antigo que significa corpo, sendo utilizada, ainda, pelo sânscrito para designar uma bebida que transporta a alma para o êxtase divino.
Simplificando, todo ser é um corpo de luz (cor), que precisa manter as cores do corpo em harmonia, e é aí que entra aura soma, sustentando que “somos as cores que escolhemos” e atuando, como sistema terapêutico, no nível físico, emocional, mental e espiritual.
Surgido na Inglaterra em 1984 pelas mãos de Vicky Wall, esse sistema consiste, basicamente, na interpretação e uso de quatro fracos coloridos entre os mais de 100 existentes. Cada um desses frascos contém duas camadas, uma oleosa e uma aquosa, contendo essências de plantas, flores e ervas, energia dos cristais, dentre outras coisas.
A terapia da aura soma, com o uso dos frascos balanceados, pomanders e quintessências, leva a liberação de bloqueios emocionais profundos, bloqueios físicos, mentais e espirituais.
Estudos radiônicos utilizados para atestar a eficácia da Aura Soma constataram que após a mistura das duas frações contidas no frasco e consequente aplicação na pele, a “mistura” penetrava profundamente no sistema linfático, no sistema sanguíneo e, finalmente, nos orgãos, levando ao equilíbrio, inclusive, de todo o sistema hormonal.
Cada frasco possui um significado diferente, que varia de acordo com a posição escolhida. O primeiro frasco se relaciona com a sua missão nessa vida e o que você trouxe do passado, sendo considerado o “frasco da alma”. O segundo frasco mostra suas maiores dificuldades, os seus maiores bloqueios e os seus problemas, bem como suas maiores possibilidades de crescimento, sendo considerado o frasco terapêutico, aquele que deve ser usado inicialmente para ter resultados positivos. O terceiro frasco mostra como tem sido o seu progresso, o seu momento presente. Já o quarto frasco dá informações sobre as suas perspectivas futuras.
Vale lembrar que a Aura Soma pode ser utilizada em conjunto com qualquer outro tipo de tratamento, como os florais, por exemplo, por reforçar os resultados proporcionados por tais tratamentos. A interpretação e “leitura” dos frascos balanceados deve ser feito por professores de Aura Soma, que conhecem profundamente os aspectos de cada frasco e cor, podendo auxiliar da melhor maneira possível.
Diversos profissionais aqui no Brasil já trabalham com esse sistema, que está disponível em praticamente todos os estados.