Filhos

Crianças: é preciso ensinar desde cedo que é errado o preconceito!

By  | 

Se você quer ter filhos educados e que possam respeitar como cada pessoa é, precisa aprender como lidar e como ensinar desde cedo o que deve ser feito em relação às outras pessoas. É muito triste ver pessoas que são diferentes das outras sendo humilhadas, por isso, mostrar desde a infância pode ser o primeiro passo para transformar o preconceito.

É importante que você mostre para seus filhos, que existem diferenças no mundo, e que eles precisam respeitar essas diferenças. Explique as fases da vida de uma pessoa. Desde momento que nascem até o momento da velhice. Isso será importante para que você possa explicar o quanto os idosos precisam de respeito. Caso eles não tenham mais os avós, você pode explicar sobre um senhor de idade no mercado, sobre pessoas de idade que convivam com as crianças, inclusive na escola. Se for o caso de ainda terem os avós, explique a importância deles na vida dos pequenos, o respeito que precisa existir.

LEIA TAMBÉM: Filhos, o que Podemos Aprender Com Eles.

Ensine também sobre a cor das pessoas, que algumas tem a pele mais clara e outras a pele mais escura. Além disso, ensine que algumas pessoas podem ser mais gordinhas que as outras. E mostre sempre que isso não é motivo para a pessoa não ser como todos. Você precisa fazer com que seu filho entenda que todas as pessoas são especiais, da forma que são, e que precisam ser respeitadas.

LEIA TAMBÉM: Filhos, Cuidados a seguir no Momento de Educar

É preciso explicar que algumas famílias são diferentes das outras. De maneira que a criança entenda que isso não é motivo, para desmerecer o amiguinho. Explique com palavras corretas, que algumas famílias, são formadas por duas mães, ou dois pais. E isso não torna a família errada. Mostre sempre que o amor é o fato mais importante. E que se a família tem amor, tudo está correto.

Outro detalhe que precisa ser ensinado, é que existem pessoas, com algumas necessidades especiais, e isso precisa ser falado, de maneira correta, para que a criança entenda que essas pessoas precisam de respeito.

Brincar para as crianças é muito importante, é nesse meio que elas descobrem como o mundo realmente é criando e fantasiando, por isso, se você tiver uma menina, por exemplo, opte por dar bonecas diferentes, escolha as bonecas morenas, as loiras, as ruivas, as negras. Existem muitas opções no mercado hoje, que podem ajudar você a criar filhos sem preconceito.

Não faça piadas de mau gosto perto das crianças. Elas podem ouvir e não entender o porquê o papai ou a mamãe estão falando daquela maneira de algumas pessoas, e ai, tudo que você ensinou até agora irá por água a baixo. Por isso, é importante ter muito cuidado com o que for dito na frente dos pequenos, eles são como esponjas absorvem tudo, e às vezes por mais que achamos que eles não estão prestando atenção, e eles estão sim.

E o mais importante de tudo, dê o exemplo correto! Só assim seus filhos poderão ser educados com o mundo na volta deles. Aprendem em casa, as atitudes corretas.

Jornalista, apreciadora de alguns mundos paralelos e pessoas diferenciadas. Escritora há pelo menos 10 anos. Com sonhos na cabeça e vontades de realizar. Gaúcha. No momento trabalha ajudando as pessoas a serem melhores tanto na parte física, quanto emocional. Com convicções muito concretas sobre a vida, e o amor. Ama as palavras, as letras e as pessoas. Pois acredita que cada um tem algo a ensinar.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!