Dieta

Mitos Alimentares: Descubra os Maiores!

By  | 

Mitos Alimentares: Descubra os Maiores!

O que não faltam são mitos sobre a alimentação, sobre o que é certo, o que é errado, o que engorda, o que emagrece, o que é bom ou não.

Pois hoje iremos esclarecer alguns desses mitos!

1- Água em Jejum Emagrece

São muitas as lendas em torno da água em jejum para ajudar no emagrecimento. Alguns recomendam tomá-la quente com gotinhas de limão, outros recomendam tomá-la gelada, mas o fato é que, quente ou fria, a água não possui poder de emagrecer ninguém.

Sim, ela é ótima para  a saúde, hidrata, limpa o aparelho digestivo e ajuda a desintoxicar o organismo, devendo ser consumida várias vezes ao dia, mas não emagrece não, nem em jejum, nem sem jejum!

SAIBA MAIS: Caminhada Evita Depressão, Melhora Pressão e Emagrece!

 

2- Comer Doce Causa Diabetes

Acho que toda criança já escutou isso, não é mesmo? Mas isso é mito, pois a ingestão de doces não causa diabetes.

A diabetes está relacionada com a predisposição genética, com o sedentarismo e com a obesidade, mas não com o consumo de balas e doces em geral. Dessa forma, se você possuir capacidade normal de processar carboidratos, o consumo de doces não vai levar a um quadro de diabetes.

Contudo, o consumo de muito doce pode levar ao excesso de peso, a obesidade, e isso sim pode aumentar as chances de desenvolver a doença.

Captura de tela inteira 09072013 204459

3-Abacaxi queima gordura e emagrece

Não são poucas as pessoas que acreditam que consumir abacaxi após as refeições faz queimar a gordura e emagrecer, o que é um mito, e dos grandes!

É que o abacaxi ajuda no processo digestivo, e por ajudar na digestão, muita gente se atrapalha e relaciona isso com a queima de gorduras, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. Por ser uma fruta não muito calórica e fonte de vitaminas importantes para o organismo, deve sim ser consumida, mas por questões de saúde e não em decorrência dos supostos poderes emagrecedores.

4- Alimentos integrais não engordam

Existe um mito de que os alimentos integrais são de “consumo livre”, pois não levam ao aumento de peso. Nada mais falso, já que em muitos casos eles são até mais calóricos que os alimentos processados, e quem determina se um alimento engorda ou não é a quantidade de calorias que ele possui.

SAIBA MAIS: Da para Ser Saudável e Emagrecer Gastando Pouco

Captura de tela inteira 10062013 201847

Os alimentos integrais são muito mais saudáveis, possuem muito mais nutrientes e muito mais fibras, sendo mais benéficos para o organismo, mas se consumidos em excesso eles engordam sim.

5. Carboidratos após as 18 horas engorda

Dieta é matemática pura, é contagem de calorias, e o horário em que elas são consumidas não tem nada a ver com engordar ou emagrecer. Não importa se você come massa pela manhã, pela tarde ou pela noite. O que vai contar é a quantidade de calorias que ela possui, é a quantidade de calorias que você ingeriu, e não o horário em que isso foi feito.

Se existe um cuidado a ser tomado, é o de evitar o consumo de carboidratos refinados, já que eles levam a picos de índice glicêmico. Por isso, opte sempre pelos carboidratos integrais, que não emagrecem, mas não elevam o índice glicêmico como os carboidratos refinados.

Rate this post

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico minha vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, não poderia fazer outra coisa na vida. Com muito amor compartilho minhas dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros.com.br. E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br @blogdakika

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!